sábado, 26 de setembro de 2015

Minha Missão no Mundo - Lição 13 Pré-Adolescentes 3º trimestre 2015

Evangelismo é evangelizar, isto é, espalhar as boas-novas da salvação em Cristo.
O evangelismo pessoal foi o meio básico empre­gado por Jesus e seus apóstolos no princípio, e tem sido um dos mais eficientes meios usados pelos crentes há quase 2000 anos para salvação dos peca­dores. Todo o tipo de evangelização é válido, mas nenhum dispensa o apoio, a cooperação do evange­lismo pessoal. Vemos, assim, a necessidade de co­nhecer esta matéria para nos aperfeiçoarmos na arte de ganhar almas para o Senhor, pois, a verda­de é que todos nós, de uma maneira ou de outra, so­mos o resultado da obra de evangelismo pessoal

I - PREPARA-TE PARA MAIOR SERVIÇO 
Há uma ideia de que a arte de ganhar almas é de Deus e que, portanto, não é necessário estudar o assunto. Porém, apesar de pertencer ao Senhor, Ele manda: “Esforça-te para te apresentar diante de Deus aprovado como obreiro que não tem de que se envergonhar, e que maneja bem a palavra da verdade”. (2 Timóteo 2.15). 
O barbeiro sabe cortar o cabelo. O músico sabe tocar seu instrumento. Todo artista sabe exercer a sua profissão. Mas quantos crentes sabem executar seu oficio, que é o mais glorioso de todos, o de ganhar almas para Cristo? 
A moça que anda na moda tem um espelho para se apresentar diante do próximo.

domingo, 20 de setembro de 2015

Dinâmica Lição 12: O Rei dos reis voltará - Pré-Adolescentes 3° trimestre 2015

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.

O Rei dos Reis Voltará - Lição 12 Pré-Adolescentes. 3° trimestre 2015

Lembramo-nos de um quadro muito comovente, no qual aparece uma sala, cuja janela dá para o mar. Uma senhora com semblante sério, está sentada à mesa, enquanto duas crianças brincam no tapete, a seus pés. Em sua mão há uma carta que a senhora acabara de ler, e seus olhos estão fitos no imenso mar. Vê-se, também, o retrato de um homem, pendurado na parede. 
 O que o pintor quis representar, está claro, trata-se do pai daquelas crianças, que está navegando além daquele oceano. Ali está seu retrato; ele, porém, está bem longe; mas escrevera uma carta à esposa, carta que ela acabara de ler, comunicando noticias alegres, dizendo que estaria de volta ao lar. Assim, a mãe está à janela, dia após dia, os olhos fitos no mar, aguardando a primeira aparição das velas do navio, que trará aquele que por muito tempo se ausentou da família. 
 Há Um outro, bem querido, por muito tempo ausente entre nós. Não há força que nos leve a olhar para

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Segunda Fase da Grande Tribulação ( Apocalipse 10)

Assim como houve um interlúdio entre o sexto e o sétimo selo, há um também entre a sexta e a sétima trombeta. Este interlúdio abrange o capítulo 10 e parte do 11. Inclui a visão dos sete trovões e das duas testemunhas. A sétima trombeta não será tocada até o capítulo 11.15.  
I - Outro Anjo Poderoso Desce do Céu (Ap 10.1,2)  
"E vi outro anjo forte, que descia do céu, vestido de uma nuvem, e por cima da sua cabeça estava o arco celeste, e o seu rosto era como o sol, e os seus pés como colunas de fogo; e tinha na sua mão um livrinho aberto, e pôs o seu pé direito sobre o mar, e o esquerdo sobre a terra."  
Na primeira destas visões, João vê outro anjo poderoso descendo do céu. É "outro" porque não tem

domingo, 6 de setembro de 2015

O perdão aproxima-nos de Deus (Lição 10) Pré-adolescentes. 3º trimestre 2015.

Entendendo o Perdão


Todo ser humano é falho, imperfeito e sujeito a erros. Mais cedo ou mais tarde isso acontecerá. E quando acontecer,  o que faremos? Como agiremos? E se formos nós os causadores do problema? Consertaremos ou deixaremos como está? Perdoar é possível e, se aprendermos o que significa, tanto evitaremos quanto iremos reparar sérios transtornos.

Para os rabinos, uma pessoa deveria ser perdoada no máximo até três vezes e, se houvesse transgressão na quarta, o tal deveria ser castigado. Eles se agarravam ao conceito de Amós. "Por três transgressões e por quatro" (Am 1.3,6,9,11,13; 2.1,46). Não se podia imaginar que um homem fosse mais piedoso do que Deus. Dessa maneira, se limitava o perdão a três ofensas. O que Jesus ensinou a Pedro sobre perdoar setenta vezes sete coloca um fim em regras humanas, demonstrando

Dinâmica da Lição 10: O Perdão Aproxima-nos de Deus (Pré-Adolescentes)


Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Lição 5 - Apostasia, Fidelidade e Diligência no Ministério - Revista Adultos. EBD - CPAD.

   

Quando Nosso Senhor Jesus Cristo estava com seus discípulos, em seu ministério terreno, falou-lhes acerca dos últimos tempos, ou do fim dos tempos, em que uma das características marcantes seria a falsidade, o engano, a mentira e a mistificação. Em um de seus magníficos sermões, Ele falou acerca dos que entrariam no seu Reino. E demonstrou que não seria fácil. Quem quer ser salvo tem que entrar por uma “porta estreita” e palmilhar num “caminho estreito”, que conduz ã salvação, em contraposição à “porta” larga e o “espaçoso” caminho “que conduz à perdição” (Mt 7.13,14). Duas portas e dois caminhos. Dois destinos esperam o homem,

domingo, 26 de julho de 2015

I - Que é o Milênio?



No Milênio, Cristo estabelecerá seu domínio na terra, nos céus e nos mares. Será um tempo sem precedentes na história da humanidade.
Constantemente ouve-se entre os crentes esta interrogação: - Que é o Milênio? -Realmente, existem interpretações que são amontoados de erros doutrinários; que fazem do Milênio uma verdadeira aberração. Uns fazem dele um "Reino" especial, tomando como partida os 144 mil, AP 14.1; 7.1, mas esses pertencem às tribos de Israel, os quais serão selados para dias especiais, AP 7.4,5. Outros há que já estão formando um reino aqui na terra, como os mórmons.
 - Que é o Milênio? - O Milênio é um período de mil anos,

domingo, 24 de maio de 2015

Subsídios Lição 8 - O Poder de Jesus Sobre a Natureza e os Demônios 2º Trimestre 2015

 INTRODUÇÃO































“A DEIDADE DE CRISTO PRESENTE EM SEUS MILAGRES” (FILIPENSES 2.9-1)
Na aula desta semana, estudaremos acerca do poder que Cristo exerceu sobre a força da natureza e o mundo espiritual. Dado isso, observaremos a manifestação das duas naturezas de Cristo: a divina e a humana, que Ele manifestou por intermédio das maravilhas que operou.   
Sua natureza divina é visivelmente constatada nos milagres que operou e na autoridade de sua palavra. Até mesmo a tempestade e os espíritos imundos não podiam resistir ao seu poder, visto que Ele é antes de todas as coisas e tudo subsiste sob o seu domínio (cf. Cl 1.17).

domingo, 3 de maio de 2015

Imortalidade Condicional?


IMORTALIDADE . Esta palavra significa literalmente "incapacidade de morrer" ( OOÍVOÍTOÇ , thanatos , "morte" se tomou Athanatos , "sem morte", adicionando a letra alfa privativo, esse termo deriva a Bavaoia Athanasia , "imortalidade"). Este último significado é usada a respeito da natureza de Deus, em 1 Timóteo 6:16:". O único que possui imortalidade" Ele é o único que possui intrinsecamente, por isso, é a fonte de toda a vida. Mas também listado em 1 Coríntios 15: 53-54, em relação ao corpo glorificado do crente em Cristo. Em 1 Timóteo 1:17 significa "incorruptível"; e em Romanos 2, 7 e 2 Timóteo 1:10 significa "incorruptível". No uso comum, significa a imortalidade e a

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Lição 5- Fui Escolhido (Lição EBD 2º Trimentre 2015, CPAD.)


 

Ao mestre
Prezado (a) hoje abordaremos sobre a vocação e unção de Davi. A história de Davi é uma das mais belas e instrutivas da Bíblia. Somente ele é denominado nas Escrituras de o homem segundo o coração de Deus (1 Sm 13.14). O motivo dessa consideração deve-se ao fato de que Davi sempre estava disposto a cumprir a vontade do Todo-Poderoso (At 13.22). Para nós, que conhecemos a providência divina, sabemos que Davi surge como um homem escolhido pelo Senhor para cumprimento de seus propósitos.
Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir seus alunos a conscientizar-se da importância de mantermos a comunhão e intimidade com Deus, pois é assim que conseguimos vencer todas as circunstancias.

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Lição 03 Juvenis - O Cristão e os Movimentos Sociais

Resultado de imagem para movimento social

Movimento social é uma "expressão técnica" que designa a ação coletiva de setores da sociedade ou organizações sociais para defesa ou promoção, no âmbito das relações de classes, de certos objetivos ou interesses - tanto de transformação como de preservação da ordem estabelecida na sociedade.

"movimentos sociais são a ação conflitante de agentes das classes sociais, lutando pelo controle do sistema de ação histórica". Para o autor, em cada sociedade existe um movimento social que encarna não uma simples mobilização mas um projeto de mudança social. Nenhum movimento social se define somente pelo conflito mas pela sua aspiração a controlar o movimento da história. Segundo o autor,a definição do movimento social se dá através de três princípios: 

Juvenis – Lição 03: O Crente e os Movimentos Sociais (Dinâmica)

Professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.

terça-feira, 14 de abril de 2015

O Determinismo e a Agenda Oculta de Deus


Walson Sales
 
Toda a controvérsia gira em torno da soberania Divina e do Livre-Arbítrio humano. A escola reformada “consistente” defende que Deus “inicia e executa” todas as coisas, não tendo, portanto, o homem iniciado nada, absolutamente, sejam boas ou más ações. Quando se trata das ações malévolas e destrutivas, especificamente, uma escola de pensamento teológico moderno, conhecida como Neopentecostalismo, afirma que tudo de “ruim” que acontece é culpa do Diabo. Em sentido geral, observando estas duas vertentes, pelo menos no que se refere às mazelas e crimes cometidos pelo homem, este não é o responsável: a culpa é “ou de Deus ou do Diabo”! Nunca do homem, que é apenas o meio, pelo menos podemos entender isso interpretando o que afirmam os expositores de ambos os lados, de forma geral.
 

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Há provas geológicas convincentes de ter havido um Dilúvio universal?

O registro bíblico de Gênesis 7 e 8 descreve não uma inundação local, circunscrita ao vale da Mesopotâmia (como alguns estudiosos têm sugerido), mas o nível das águas cobriu os picos das montanhas mais altas. Gênesis 7.19 declara: "As águas dominavam cada vez mais a terra, e foram cobertas todas as altas montanhas debaixo do céu" [literalmente, "que estavam debaixo de todo o céu"; grifo do autor). A seguir, o versículo 20 informa que o nível da água ergueu-se quinze côvados acima dos montes (quinze côvados equivalem a dez metros).

domingo, 12 de abril de 2015

Adolescentes – Currículo do Ano 1: Adolescentes da Bíblia Lição 02: Fui Injustiçado



Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Dinâmica da Lição 02: O Cuidado com a Mídia (Juvenis)

 Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.

sexta-feira, 6 de março de 2015

Não furtarás - Lição 10 - CPAD, 1º Trimestre 2015

INTRODUÇÃO
I – O OITAVO MANDAMENTO
II – LEGISLAÇÃO MOSAICA SOBRE O FURTO
III – SOBRE OS DANOS MATERIAIS
IV – O TRABALHO
CONCLUSÃO
“NINGUÉM OPRIMA OU ENGANE A SEU IRMÃO EM NEGÓCIO ALGUM”.
1 TESSALONICENSES 4.6
Na aula desta semana, aprenderemos com relação ao mandamento de Deus que condena a prática do furto (Êx 20.15). No Antigo Testamento, este ensinamento divino trata de maneira específica com relação às diversas formas de furto e danos materiais provocados ao próximo. Contudo, nos deteremos à outra maneira de furto que tem sido predominante nos dias atuais, até mesmo entre aqueles que se dizem evangélicos. O apóstolo Paulo ressalta

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Comentário 1 Samuel 6

6:2. Adivinhadores. Isaías 2:6 menciona a fama dos adivinhadores filisteus.
3. Não a enviei vazia. Em todas as religiões as ofertas são consideradas como parte necessária do culto de adoração. Essas ofertas podiam ser na forma de sacrifícios de animais ou vegetais, ou em dinheiro.
6. Endureceríeis. Esta mesma palavra foi usada no endurecimento do coração de Faraó em Êx. 7:14; 8:15, 32.
7. Um carro novo. Do mesmo modo nosso Senhor montou em um jumento que ninguém montara antes (Mc. 11:2); seu corpo foi colocado na sepultura de José que também era nova (Mt. 27: 60). Evidências arqueológicas provam que foi sem dúvida um carro de duas rodas semelhante aos que se vêem na Europa hoje em dia.
8. Num cofre. A palavra ‘argaz só aparece aqui. A RSV traduz: em uma caixa.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

1 Samuel 5 Dagom cai diante da arca de Deus

5:1. Asdode. Ficava 53kms a oeste de Jerusalém, estrategicamente localizada na estrada que ia da Síria ao Egito. Fora designada para Judá (Js. 15:47). Sargão da Assíria tomou-a em 711 A.C., e em 630 A.C. ela enfrentou um sítio egípcio por vinte e nove anos. Finalmente foi destruída por Jônatas, o Macabeu (I Mac. 10:84).
2. Dagom. Talvez de dag, "peixe", ou de dagan, "cereal". Um deus-peixe, representado por uma figura com cabeça e mãos de homem e o corpo de um peixe, era adorado na Síria e aparece em um baixo-relevo assírio. Por outro lado, os filisteus no rico cinturão do trigo do Shefelá adoravam um deus-cereal importado do Vale do Eufrates. Este deus era Dagom, mencionado no Ras Shamra como o pai de Baal. O templo de Dagom existia em Asdode até o período dos Macabeus (I Mac. 10:38 e segs.). A deposição de um troféu neste templo de Dagom não era raridade. No santuário de Gezer foi encontrada uma pedra sagrada levada de Jerusalém depois de uma vitória militar. Também a Estela de Hamurabi foi levada pelos elamitas e erigida em Susa.

Homilética - A arte de Preparar Sermão

Dividimos a matéria em três seções principais:
homilética fundamental
homilética material
homilética formal.

1 A Homilética Fundamental
A homilética fundamental trata das questões introdutórias da matéria, visando uma compreensão objetiva de seus aspectos, tais como: origem, significado, tarefa, desenvolvimento histórico, problemas, características, conteúdo, importância e alvo da prédica evangélica.

ORIGEM, SIGNIFICADO E TAREFA DA HOMILÉTICA
O termo (homilética) deriva do substantivo grego "homilia", que significa literalmente "associação", "companhia", e do verbo homileo, que significa "falar", "conversar". O Novo Testamento emprega o substantivo homilia em 1 Coríntios 15.33 ... as más conversações corrompem os bons costumes.
O termo "homilética" surgiu durante o Iluminismo, entre os séculos XVII e XVIII, quando as principais disciplinas teológicas receberam

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Existem Anjos e demônios? Revista Juvenis - Lição 10

INTRODUÇÃO

Muito se tem escrito no mundo secular e religioso acerca dos anjos, explorando a credulidade de pessoas espiritualmente carentes e supersticiosas, induzindo-as à conceitos errados e falsos sobre o mundo espiritual. Nestas lições, procuraremos esclarecer a verdade e a realidade do assunto segundo a revelação feita pela Bíblia Sagrada.
As Escrituras ensinam que há uma ordem de seres celestiais distinto da humanidade e da divindade. Quando consideramos os anjos, como em outras divisões da teologia sistemática, existe um vastíssimo campo para uso da razão, porque desde que o universo foi ordenado, esses seres entram em foco e continuarão presente pela eternidade.
Os Anjos não são humanamente visíveis, cremos na veracidade da sua existência e cremos em tudo quanto a Bíblia afirma a seu respeito. Há um processo ordenado na história da criação que apresenta-se em três fases distintas como segue:

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Fé e Incredulidade

O que a fé evangélica não é.

1. O termo fé, como a maioria das outras palavras, tem sentidos diversos e às vezes é manifestadamente usado na Bíblia para designar um estado do intelecto, significando uma persuasão inconteste, uma convicção firme, um consentimento intelectual sem hesitação. Porém, este não é o
seu significado evangélico. A fé evangélica não pode ser um fenômeno do intelecto pela razão óbvia de que, quando usada no sentido cristão, sempre é considerada como uma virtude. Mas a virtude não pode ser pressuposta dos estados intelectuais, porque estes são estados involuntários ou passivos da mente. A fé é uma condição da salvação. É algo que nos mandam fazer sob

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

A Vida de Dwight L. Moody

Dwight L. Moody (1837-1899) tornou-se o maior evangelista do final do século XIX. Nascido numa fazen­da em Northfield, Massachusetts, perdeu o pai com ape­nas cinco anos de idade, o que obrigou sua mãe a criar nove filhos em meio a grande pobreza. Não é difícil entender por que Moody deixou a escola aos treze anos, em busca de melhores oportunidades. De vendedor de sapatos a negociante bem-sucedido, seus êxitos materi­ais eram inegáveis.
Após a experiência de salvação, Moody começou a usar sua influência para ajudar os pobres e desabrigados em áreas urbanas - não se esquecendo de sua origem humilde. Já bastante próspero, desistiu dos negócios, e passou a trabalhar em tempo integral para estabelecer escolas dominicais e sustentar as obras da Associação Cristã de Moços (ACM).
Depois da Guerra Civil,

1 Samuel - Capítulos 3 e 4

Capítulo 3
3:1. O jovem Samuel. De acordo com Josefo, Samuel tinha apenas completado doze anos quando o Senhor falou com ele. Foi também com a idade de doze anos que o menino Jesus foi a Jerusalém com seus pais (Lc. 2:42). A palavra do Senhor era mui rara. A raridade da revelação fazia das poucas ocorrências verdadeiras preciosidades. As visões não eram freqüentes. A revelação era em forma de palavra "vista" pelo profeta (cons. Is. 2:1 – "Palavra que, em visão, veio a Isaías, filho de Amós"). A LXX dá a entender que não havia profeta publicamente reconhecido a quem o povo pudesse consultar, e nenhum recipiente de revelação divina.
3. Antes que a lâmpada de Deus se apagasse. Uma vez que o candeeiro (com sete braços)

1 Samuel - Capítulo 2

2:1. Minha força está exaltada no Senhor é a figura de um boi selvagem com a cabeça levantada confiando em sua força. Minha boca se ri dos meus inimigos refere-se a um gesto ainda usado no Oriente Médio para mostrar escárnio e desprezo.
2. Não há santo como o Senhor. É a santidade do Senhor que o torna diferente dos homens, transcendente. Esta transcendência é mais em termos de intensidade que de distância. Rocha . . . como o nosso Deus. Rocha é uma metáfora freqüente que expressa a força e a permanência do Senhor. As rochas, passíveis de fácil defesa, eram freqüentemente usadas como lugares de refúgio. A força de Deus é um lugar de refúgio (Sl. 91:1, 2).
3. Pesa todos os feitos. Com a figura da balança provando o valor humano (Pv. 16:2; Dn. 5:27 ), podemos

1 Samuel Cap. 1

1:1. Um homem de Ramataim-Zofim. A LXX diz: um homem de Arimatéia (cons. Mt. 27:57), um zufita. Ramataim, Elevação Dupla, é a forma dupla de Ramá, "elevação". De acordo com este livro, Ramá foi o lugar do nascimento (1:19), residência (7:17) e sepultamento (25:1) do profeta Samuel. Costuma ser identificado com Beit Rima, uma aldeia na orla ocidental dos planaltos centrais da Palestina, 19,3kms a

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Livro 1 Samuel

INTRODUÇÃO
Título. O título dos dois livros de Samuel vem da figura-chave dos primeiros capítulos de I Samuel. O nome hebraico Samuel tem tido muitas interpretações. Contudo, o significado sugerido por Genesius, o mestre germânico do hebraico, que é "O Nome de Deus", ainda parece manter o primeiro lugar entre os mestres da Bíblia.
Data e Autoria. Como no caso de muitos outros livros do Velho Testamento, a data da autoria de I e II Samuel não é de todo conhecida. Parte da dificuldade em determinar a data está no fato de

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Lições Pré-Adolescentes EBF




Vida e costumes dos povos bíblicos

A vida, com seus usos, leis e costumes, difere de povo para povo, isso modernamente. Imagine-se como não estão distantes os costumes antigos orientais tão citados na Bíblia! Esses fatos, quando não compreendidos hoje, são tidos como aberrações. A Bíblia cita inúmeras leis, precei­tos, coisas e costumes do modo de viver oriental, que se o estudante desconhecer suas causas, razões, e modo de ser, não compreenderá muita coisa da revelação divina, já que tais fatos estão entretecidos no corpo do relato bíblico. Quem quer que se ocupe da leitura e estudo do Santo Livro estará sempre se deparando com essa dificuldade.
Vamos destacar alguns casos dos acima mencionados, e estudá-los resumidamente, já que um elementar curso de Introdução Bíblica não comporta o exame demorado da matéria em questão.
1.  Gênesis 24.2; 47.29-31
O juramento com a mão sob a coxa. Significava então submissão, obediência irrestrita. Por isso Deus tocou a coxa de Jacó! (Gn 32.24-32). Realmente, dali para a frente Jacó tornou-se um homem de Deus. Até seu nome foi mudado!
2.  Gênesis 37.34 - Rasgar as vestes

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

A Tradução da Bíblia

Era preciso a tradução da Bíblia para dar cumprimento às palavras do Senhor Jesus após ressuscitar: "Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura" (Mc 16.15). Ora, o mundo está dividido em nações, tribos e povos, cada qual com suas línguas. Hoje, quando vemos as Escrituras traduzidas em mais de 1.700 línguas, sabemos que Aquele que comissionou os discípulos para tão grande obra, prove­ria também os meios para a sua realização.

a. Versões semíticas.

1) O Pentateuco Samaritano.
Não é propriamente uma versão. É o texto hebraico do Pentateuco, escrito nos velhos caracteres hebraicos ou em samaritano. O samaritano é um dialeto oriundo do hebrai­co antigo, surgido com a mistura do povo assírio trazido para Samaria por Sargão II, por ocasião do cativeiro das 10 tribos. É uma mistura do hebraico antigo com o assírio. Dele existem muitas cópias. É a Bíblia da seita dos sama-ritanos, que teve início com a expulsão de Manasses de Je­rusalém (Ne 13.23-30), e a conseqüente construção de um

domingo, 25 de janeiro de 2015

Teimosia: o que fazer quando seu filho só diz não

Seu filho está fascinado com a palavra "não"? Ele provavelmente acabou de descobrir que tem vontades e desejos e quer exercitar isso, explica Susanne Denham, professora da Universidade George Mason (EUA) e autora do livro "Emotional Development in Young Children" (Desenvolvimento emocional das crianças pequenas). 
Essa "fase do não" muitas vezes chega sem aviso, deixando os pais perplexos, e pode desaparecer tão de repente como apareceu. Nesse meio tempo, há algumas maneiras para você lidar com isso. 
Ofereça opções
Chega a noite e você diz: "Vamos pôr o pijama?". A resposta inevitável é: "Não!". Dar opções é a melhor

sábado, 24 de janeiro de 2015

O Batismo no Espírito Santo - John W. Wyckoff

Muitas obras de teologia sistemática não apresentam um capítulo específico a respeito do batismo no Espírito Santo. Na realidade, de modo geral, a Pessoa e a obra do Espírito Santo têm sido grandemente negligenciadas. William Barclay escreve: "A história da Bíblia é a história de homens cheios; do Espírito.

Os perigos dos novos livros didáticos adotados pelo governo


O livro didático, também conhecido como compêndio ou livro de texto, é o principal conteúdo de ensino de uma determinada disciplina ou unidade de instrução. Ele é considerado o material pedagógico mais tradicional e o mais utilizado em todos os tipos de escola.

O texto de um livro didático tem o objetivo de sintetizar um assunto dentro de determinada área do conhecimento, adaptando-se sempre ao nível de compreensão dos alunos que vão utilizá-lo.
A despeito de o governo preocupar-se com a qualidade material desse tipo de livro, a relevância de seu conteúdo e a adequação de sua linguagem, muitos professores e técnicos da educação o criticam severamente sob vários aspectos. Há, por exemplo, os que afirmam ser ele capaz de aprisionar alunos e professores, estimulando-os ao conformismo, à ausência da imaginação e da reflexão.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Você Pode Ser Melhor que a Média

    Alguém definiu a palavra "média" desta maneira: "Média é o melhor do pior e o pior do melhor".
Após pregar sobre o sucesso, uma senhora veio até mim e perguntou: "O que há de errado em estar na média?". "Se você não for cristão, tudo bem em estar na média. No entanto, se você for cristão, não pode se sentir satisfeita até desenvolver totalmente o potencial que Deus lhe concedeu. Ao fazer isso, você glorifica a Deus e é elevada acima da média", expliquei.
Não quero dizer que você é mais inteligente ou tem aparência melhor por ter se tornado cristão, mas sua atitude em relação à vida, sua devoção ao serviço e seu amor abundante o colocarão acima da média. Leia com atenção os seguintes princípios que o capacitam a ser melhor que a média.

USO DE ANOTAÇÕES


 I - COMO LER EM PÚBLICO

Uma boa leitura requer do orador alguns cuidados especiais que impedirão que o mesmo se torne enfadonho e cansativo ao público.

Quanto à colocação da mensagem no papel:

  • O discurso deverá ser escrito em linguagem coloquial;

  • As informações mais importantes deverão ser colocadas no início de cada frase;

  • Será utilizado papel encorpado e que impeça o reflexo excessivo da luz;