Capítulo 3
3:1. O jovem Samuel. De acordo com Josefo, Samuel tinha apenas completado doze anos quando o Senhor falou com ele. Foi também com a idade de doze anos que o menino Jesus foi a Jerusalém com seus pais (Lc. 2:42). A palavra do Senhor era mui rara. A raridade da revelação fazia das poucas ocorrências verdadeiras preciosidades. As visões não eram freqüentes. A revelação era em forma de palavra "vista" pelo profeta (cons. Is. 2:1 – "Palavra que, em visão, veio a Isaías, filho de Amós"). A LXX dá a entender que não havia profeta publicamente reconhecido a quem o povo pudesse consultar, e nenhum recipiente de revelação divina.
3. Antes que a lâmpada de Deus se apagasse. Uma vez que o candeeiro (com sete braços)
fosse enchido de óleo suficiente para queimar durante toda a noite (Lv. 24:2, 3 ), o momento da chamada de Samuel foi sem dúvida cedo de manhã. Tendo-se deitado também Samuel. Samuel dormia em algum lugar perto da arca, em uma cela onde se alojavam os sacerdotes ministrantes. A palavra templo inclui toda a área. Portanto, Samuel não dormia ao lado da arca mas em uma cela na área do templo.
4. O Senhor chamou o menino. Os atuais maometanos ainda crêem que Deus fala em visões àqueles que dormem no santuário. Keret, também, na Epopéia Ugarítica, recebeu uma revelação na tenda sagrada.
3:1. O jovem Samuel. De acordo com Josefo, Samuel tinha apenas completado doze anos quando o Senhor falou com ele. Foi também com a idade de doze anos que o menino Jesus foi a Jerusalém com seus pais (Lc. 2:42). A palavra do Senhor era mui rara. A raridade da revelação fazia das poucas ocorrências verdadeiras preciosidades. As visões não eram freqüentes. A revelação era em forma de palavra "vista" pelo profeta (cons. Is. 2:1 – "Palavra que, em visão, veio a Isaías, filho de Amós"). A LXX dá a entender que não havia profeta publicamente reconhecido a quem o povo pudesse consultar, e nenhum recipiente de revelação divina.
3. Antes que a lâmpada de Deus se apagasse. Uma vez que o candeeiro (com sete braços)
fosse enchido de óleo suficiente para queimar durante toda a noite (Lv. 24:2, 3 ), o momento da chamada de Samuel foi sem dúvida cedo de manhã. Tendo-se deitado também Samuel. Samuel dormia em algum lugar perto da arca, em uma cela onde se alojavam os sacerdotes ministrantes. A palavra templo inclui toda a área. Portanto, Samuel não dormia ao lado da arca mas em uma cela na área do templo.
4. O Senhor chamou o menino. Os atuais maometanos ainda crêem que Deus fala em visões àqueles que dormem no santuário. Keret, também, na Epopéia Ugarítica, recebeu uma revelação na tenda sagrada.
11. Eis que vou fazer uma coisa. Isto, de acordo com Rashi e Kimchi, significa a captura da arca. Contudo, talvez fosse mais amplo e incluísse a derrota de Israel, a morte de Eli e seus filhos, a captura da arca e a desolação do santuário. Tinirão ambos os ouvidos. Esta frase expressiva ocorre em dois outros lugares (II Reis 21:12; Jr. 19:3), com referência à destruição de Jerusalém por Nabucodonosor.
13. Ele os não repreendeu. Ou ele não os repreendeu com a necessária severidade (2:23,24); ou (de acordo com Kimchi), ele os repreendeu tarde demais, quando já era velho e sua repreensão não fazia mais efeito. Homens de Deus, cuja obrigação é advertir os outros quando pecam, muitas vezes fracassam em perceber a presença do pecado nas vidas daqueles que lhes são mais próximos ao coração. A insistência de Paulo em que os líderes religiosos sejam lideres dentro dos lares é muito apropriada.
14. Jamais lhe será expiada a iniquidade nem com sacrifício nem com oferta de manjares. Nenhum sacrifício, animal ou vegetal, poderia desviar Deus de Sua decisão de acabar com a dinastia da casa de Eli. Os pecados dos filhos de Eli podiam ser perdoados, mas a sua porção dentro do sacerdócio se fora para sempre.
15. Abriu as portas. Esta era uma parte regular das obrigações do servo do templo. Ele também acendia as luzes à noite e conduzia Eli que estava meio cego até seu posto. O Tabernáculo no deserto tinha uma cortina na entrada; o templo em Silo tinha portas.
17. Assim Deus te faça o que bem lhe aprouver se me encobrires alguma coisa. Uma imprecação ligada ao sacrifício de um animal no fazer de um juramento. As partes envolvidas oravam para que o destino da vitima fosse o destino delas, se o juramento fosse transgredido.
20. Desde Dã até Berseba. Equivalente a "do Amazonas ao Rio Grande do Sul". Dã era o ponto extremo ao norte de Israel. Ficava sobre uma colina onde nascia a fonte principal do Jordão. Berseba era o ponto extremo ao sul em Israel, um penso favorito de Abraão. Por causa da atual divisão da cidade de Jerusalém em duas seções, judia e árabe, a moderna Berseba talvez logo venha a ser a capital do novo Estado de Israel. Berseba está localizada no centro do Neguebe, a mais promissora área sub-desenvolvida na moderna Israel. Samuel estava confirmado. Ele foi aceito, aprovado. A implicação deste versículo é que os homens de todas as panes de Israel vinham consultar Samuel em Silo.
Capítulo 4
1. Os filisteus eram os únicos habitantes da Palestina que não tinham origem semítica. Vinham de Caftor (Amós 9:7; Jr. 47:4, 5; Dt. 2:23), que tem sido identificada com Creta. Alguns mestres crêem que esses filisteus eram pessoas desalojadas por terem sido erradicadas pela invasão acaia na antiga Grécia, as Ilhas Egéias e a costa da Ásia Menor em 1200. Os filisteus estavam organizados sob a liderança de cinco senhores, cada um controlando uma das cinco cidades principais – Asdode, Ecrom, Asquelom, Gaza e Gade. Seus centros ficavam na trajetória dos exércitos conquistadores; e assim, finalmente, os filisteus saem do cenário da história de Israel, a não ser pela herança do nome da Palestina que deixaram à terra. A antiga população filistéia de Canaã, durante o período patriarcal, foi aumentada por essas pessoas desalojadas.
2. No campo. A batalha teve lugar em campo aberto, provavelmente na Planície de Sarom, onde os filisteus tinham a vantagem dos seus carros (13:5; II Sm. 1:6). Os israelitas defenderam seu terreno mas sofreram senas perdas de homens.
3. Tragamos. . . a arca da afiança. . . . para que ... nos livre. A arca precedeu Israel na travessia do Jordão e na batalha de Jericó. Simbolizava a presença e o poder de Jeová, e os anciãos criam que a apostasia podia ser desfeita coma presença do símbolo divino. Não podiam distinguir entre a arca como símbolo da presença de Deus e a verdadeira presença de Deus.
4. Entronizado entre os querubins. Entre não se encontra no hebraico, e a LXX diz sobre. Dibelius apresenta à teoria que a arca era um trono carregado pelos querubins estilizados sobre os dois lados da caixa.
5. Grandes brados. Deve ter rido o grito de guerra de Nm. 10:35 – "Levanta-te, Senhor, e dissipados sejam os teus inimigos, e fujam diante de ti os que te odeiam".
6. No arraial dos hebreus. Hebreus era o nome que os estrangeiros davam aos israelitas e que os próprios israelitas usavam quando falavam de si para os estrangeiros. Talvez venha de 'eber, "além", originalmente aplicado a Abraão porque veio de além do Eufrates (Js. 24:2 e segs.). Ou talvez seja um patronímico de Eber (Gn. 10:11, 24), significando descendentes de Eber.
10. Caíram de Israel trinta mil homens de pé. Alguns dizem que este número é um exagero militar das perdas; outros, que incluem todas as perdas (homens e bestas de guerra); outros, ainda, que trinta mil homens perderam a batalha; outros, que combate compacto e com flechas envenenadas produziam perdas imensas. Heródoto e Josefo confirmam a vasta mortalidade que freqüentemente marcava as batalhas da antiguidade.
11. Mortos. Com relação a este desastre. veja Sl. 78:60 e segs.
12. Um homem de Benjamim. Há uma tradição rabínica que diz que este homem era Saul e que ele salvou as tábuas da Lei das mãos de Golias, que por sua vez fugiu com a arca do Senhor. Rasgadas as vestes. Rasgar as vestes e colocar terra ou cinzas sobre a cabeça eram sinais universais de luto pelos monos, ou por uma calamidade nacional (Js. 7:6; II Sm. 15:32 ).
13. Eli estava assentado... ao pé do caminho, olhando. Eli fora ao portão da cidade a espera de notícias da batalha. O mensageiro, na sua ansiedade de transmitir as notícias, passou correndo pelo velho homem cego assentado junto ao portão da cidade e teve que voltar depois para lhe contar o que tinha acontecido na Batalha. A cidade prorrompeu em gritos. A maior parte dos homens de Silo estava morta.
17. Isto exemplifica bem o estilo do escritor bíblico. Os quatro itens – a fuga de Israel, o massacre geral, a morte dos filhos de Eli e a captura da arca – são apresentados na ordem de seu crescente significado para o velho sacerdote.
19. Encurvou-se. Em algumas partes do Oriente, as mulheres parturientes dão à luz seus filhos em posição vertical; em outras, elas o fazem ajoelhadas, como ainda é costume na Etiópia.
21. Foi-se. A palavra hebraica expressa muito mais. É uma palavra agourenta que significa foi para o exílio. A arca fora para terra estrangeira. É provável que esta vitória dos filisteus fosse seguida pela desolação de Suo. Embora os livros históricos silenciem sobre esta tragédia, estava longe de ser esquecida ainda no tempo de Jeremias (7:12,14; 26:6). Icabode. Hebraico ‘ikabod – "Onde está a glória?" Glória tem uma variedade de significados em hebraico. Pode significar "peso", usado metaforicamente para indicar valor ou prestigio. Tal "glória" pode se evidenciar em riquezas (Sl. 49:16, 17), em uma coroa (Jó 19:9), em vestimentas brilhantes (Êx. 28:2). A glória de uma floresta são as suas árvores; de uma nação, o seu povo. "Glória" também é usado como substituto para Deus. Aqui significa: "Onde está Deus?" Os hebreus costumavam confundir a presença de Deus e os símbolos religiosos de Sua presença. Deus estava onde os objetos sagrados estivessem. Quando a arca foi tomada, Deus foi considerado ausente de Israel. Nos anos subsequentes, os profetas de Israel insistiram que Deus estava com Seu povo tanto na hora do castigo como na hora da bênção.
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