quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Livro 1 Samuel

INTRODUÇÃO
Título. O título dos dois livros de Samuel vem da figura-chave dos primeiros capítulos de I Samuel. O nome hebraico Samuel tem tido muitas interpretações. Contudo, o significado sugerido por Genesius, o mestre germânico do hebraico, que é "O Nome de Deus", ainda parece manter o primeiro lugar entre os mestres da Bíblia.
Data e Autoria. Como no caso de muitos outros livros do Velho Testamento, a data da autoria de I e II Samuel não é de todo conhecida. Parte da dificuldade em determinar a data está no fato de
que muitas partes dos dois livros tratam de acontecimentos que ocorreram depois da morte de Samuel. A primeira parte de I Samuel poderia ter sido escrita em cerca de 1000 A.C., e o restante uns trinta a cinqüenta anos mais tarde. Embora o Talmude conceda a autoria dos livros a Samuel, é mais provável que o profeta só escreveu aquelas seções que tratam da história de Israel antes de sua saída do oficio público.
Uma sugestão, muito interessante, é que Abiatar escreveu grande parte de I e II Samuel, especialmente aquelas partes que tratam da vida na corte de Davi. Abiatar estava intimamente ligado com a ascensão e sorte do grande rei de Israel, pois passou algum tempo com Davi em seu exílio. Além disso, procedia de família sacerdotal e assim tinha acesso à arte da escrita e guarda de documentos. Outra idéia é que um dos filhos dos profetas de uma das escolas fundadas por Samuel continuou escrevendo a história de Israel começada por seu mestre.
Antecedentes Históricos. A chamada de Samuel para ser o profeta e juiz de Israel constituiu um momento crítico no desenvolvimento do reino de Deus no Velho Testamento. No período de transição da liderança das mãos de juizes divinamente escolhidos para a monarquia, Samuel teve a tarefa tremenda de orientar a reconstrução da unidade social e religiosa. Ele foi o instrumento divino para o estabelecimento do reino de Israel nesta grande crise nacional, apenas ultrapassada em importância pela experiência do Êxodo. A tarefa de Samuel foi a de liderar Israel na passagem do período dos Juízes para o dos reis.
Ele concluiu a obra dos Juízes, não pela força física de seu braço somente, mas pelo poder espiritual de sua palavra e oração. Ele também estabeleceu os fundamentos do ofício profético e desenvolveu-o até o nível do sacerdócio e do reino. Desse período em diante, os profetas sustentaram e fomentaram a vida espiritual da nação e foram os instrumentos através dos quais a vontade de Deus foi comunicada ao governante e ao povo.

ESBOÇO
I. A vida e o ministério de Samuel. 1:1 – 7:17.
A. O nascimento e a infância de Samuel. 1:1 – 4:1a.
B. A captura e a volta da arca. 4:1b – 7:1.
C. A vitória sobre os filisteus. 7:2-17.
II. A vida e o ministério de Saul. 8:1 – 14:52.
A. Israel pede um rei. 8:1-22.
B. Vida política de Saul. 9:1 – 12:25.
C. Guerra da independência. 13:1 – 14:52.
III. A vida e o começo do ministério de Davi. 15:1 – II Sam. 20:26.
1 Samuel (Comentário Bíblico Moody) 3
A. Saul rejeitado por Samuel. 15:1-35.
B. Davi ungido para ser rei. 16:1-13.
C. Davi na corte de Saul. 16:14 – 19:17.
D. Davi no exílio. 19:18 – 31:13.
E. Davi, rei em Hebrom. II Sm. 1:1 – 4:12.
F. Davi, rei em Jerusalém. 5:1 – 8:18.
G. Vida na corte de Davi. 9:1 - 20:26.
IV. Os últimos dias da vida de Davi. 21:1 – 24:25.
A. A fome. 21:1-14.
B. Façanhas heróicas. 21:15 -22.
C. Salmo de Davi. 22:1-51.
D. O testamento de Davi. 23:1-7.
E. Façanhas heróicas. 23:8-39.
F. Recenseamento e praga. 24:1-25.

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