INTRODUÇÃO
Muito
se tem escrito no mundo secular e religioso acerca dos anjos, explorando a
credulidade de pessoas espiritualmente carentes e supersticiosas, induzindo-as
à conceitos errados e falsos sobre o mundo espiritual. Nestas lições,
procuraremos esclarecer a verdade e a realidade do assunto segundo a revelação
feita pela Bíblia Sagrada.
As
Escrituras ensinam que há uma ordem de seres celestiais distinto da humanidade
e da divindade. Quando consideramos os anjos, como em outras divisões da
teologia sistemática, existe um vastíssimo campo para uso da razão, porque
desde que o universo foi ordenado, esses seres entram em foco e continuarão
presente pela eternidade.
Os
Anjos não são humanamente visíveis, cremos na veracidade da sua existência e
cremos em tudo quanto a Bíblia afirma a seu respeito. Há um processo ordenado
na história da criação que apresenta-se em três fases distintas como segue:
l. A criação das coisas espirituais.
Jó 38:1-7 Deus ao responder para Jó,
que, quando os anjos foram criados nem o mundo material havia sido criado.
2. A criação das coisas materiais.
A criação material abrange todo o
universo onde sua extensão nos dá uma visão da grandeza de Deus.
3. A criação da vida sobre a terra.
Deus formou o homem com uma vida
material em combinação com o imaterial. Os anjos são apenas seres espirituais e
os homens são seres espirituais e materiais.
DEFINIÇÕES
O
vocábulo "ANJO" tal qual aparece nas versões correntes, vem de um
termo hebraico "MAL' AKH" (malaque), no grego foi traduzido
como" ANGELLOS"
Em
ambos os testamentos o termo " ANGELLOS" tem o significado de
MENSAGEIROS DE DEUS.
ANGELOLOGIA = ANGELLOS + LOGIA
ANGELLOS = ANJOS
LOGIA = ESTUDO
Portanto, ANGELOLOGIA significa
" Doutrina dos anjos "
I. NOMES APLICADOS AOS ANJOS
O
termo anjo aplica-se a todas as ordens dos espíritos criados por Deus (Hb
1.14). Existem muitas outras citações similares com outros apelativos que
expressam o mesmo significado.
O
termo Anjo expressa todo ser celestial criado por Deus.
Gênesis 3.24 - Querubim
Gênesis 18.2 - Varão
Josué 5.13 - 15 - Príncipes
Isaías 6.2 - Serafim
Jó 1.6 - Filhos de Deus
Salmos 104.4 - Ministros
Efésios 1.20-21 - Principados
Potestades Domínios
Hebreus 1.14 - Espíritos
Ministradores
Judas 9 - Arcanjo
II. A CRIAÇÃO DOS ANJOS
Os anjos são reais.
Eles
exercem atividades importantes no mundo espiritual, mas não são independente
nessas atividades, pois as fazem dentro dos limites a que foram criados.
A
Bíblia fala da manifestação dos anjos na obra da criação do mundo físico (Jó
38.6,7). Eles estavam presentes quando Moisés recebeu de Deus as tábuas da Lei
(Hb.2.2);
No
nascimento de Jesus (Lc 2.13); Na ressurreição de Cristo (Mt 28.2; Lc 24.4,5);
na ascensão de Cristo (At l.10). Quando foram servir ao Senhor Jesus no deserto
da tentação (Mt 4.11).
Sua
manifestação é incorpórea; eles são seres espirituais e morais. A realidade dos
anjos se comprova mediante os atributos de personalidade que eles demonstram
falando, pensando, sentindo e decidindo.
Entretanto,
os demônios, que são anjos caídos da graça de Deus, tomam para se incorporarem
corpos de pessoas vivas ou de animais, e por essas possessões materiais, se
manifestam. Os anjos de Deus não tomam outros corpos para se manifestarem, mas
tomam formas de pessoas humanas visíveis para se fazerem manifestos. (I Cor.
15:40 - 44)
Anjos
não são meros espíritos sem corpos. Como podemos saber através da declaração do
Nosso Senhor de que os filhos da ressurreição serão iguais aos Anjos.
São revestidos de corpos espirituais
tais como os que nos são prometidos se formos havidos por dignos de alcançar a
ressurreição (Fil. 3:21). O corpo espiritual corresponde ás necessidades da
vida espiritual. No arrebatamento o nosso corpo não será o mesmo corpo terreno
e corrupto mas espiritual que participará da natureza espiritual.
2. Existem anjos bons e maus.
Na
criação original dos anjos, não houve essa classificação entre bons e maus. A
Bíblia declara que os anjos foram criados no mesmo nível de justiça bondade e
santidade (2 Pe 2.4; Jd 5).
O
que define entre bons e maus é o fato de que foram criados como seres morais
com livre-arbítrio, e daí, a liberdade de escolha consciente entre o bem e o
mal. A queda de Lúcifer deve-se a esta condição moral dos anjos (Is 14.12-16;Ez
28.12-19).
A
Bíblia fala acerca dos anjos que pecaram contra o Criador e não guardaram a sua
dignidade (2 Pe 2.4; Jd 6; Jó 4.18-21). Aos anjos que não pecaram e não
seguiram a Lúcifer, Deus os exaltou e os confirmou em sua posição celestial e
para sempre estarão na sua presença, contemplando e executando a vontade do
Criador (1 Tm 5.21; Mt 18.10).
3. A habitação dos anjos.
Ao
estudarmos as várias classes angelicais, entendemos que estas são distintas por
várias atividades e se manifestam no vastíssimo espaço das "regiões
celestiais". A Bíblia declara ainda que os anjos de Deus são organizados
em milícias espirituais que povoam os céus e são distribuídos em distintas
ordens e graus (Lc 2.13; Mt 26.53). Trata-se, portanto, de uma habitação numa
dimensão celestial.
4. O número de anjos.
A
quantidade existente de anjos é única e incontável, porque desde que foram
criados não foram aumentados nem diminuídos. Eles não procriam e foram criados
de uma vez pelo poder da Palavra de Deus. (Marcos 12.25)
O
propósito do sexo é a reprodução do ser humano, essa necessidade não existe no
meio celestial, portanto são assexuados ou seja não possuem sexo.
A
Bíblia utiliza expressões variadas para designar "milhares de milhares
", "multidão dos exércitos celestiais ", "muitos milhares
de anjos" (Ap 5.11; Dn 7.10; Dt 33.2; Hb 12.22; Lc 2.13). É impossível
determinar o número de anjos porque é incontável e é o mesmo número em todos os
tempos, desde que foram criados (Sl 148.2-5).
Eles
foram criados em multidões que ultrapassam nossa imaginação.
Os
Anjos são filhos de Deus numa condição original, visto que Deus os criou. (Col.
1:16)
Esta
passagem nos traz informações de que há no mundo invisível grande variedade de
seres celestiais, da qual nosso mundo visível é uma pálida reprodução, ou seja
Deus não criou somente uma classe de Anjo.
III - NATUREZA GERAL DOS ANJOS
1. Os
anjos são criaturas.
No
princípio de todas as coisas, antes da criação do mundo físico, Deus criou os
anjos. A expressão "exército do céu", dependendo do contexto, pode
ter duas interpretações. Em Gênesis 2.1, Salmos 33.6 e Neemias 9.6, refere-se
aos anjos.
É impossível fixar o tempo em que
foram criados os anjos, mas a resposta de Deus a Jó declara que eles foram
criados antes de todas as outras coisas(Jó 38.4,7)
2.Os anjos são seres espirituais.
Os corpos
espirituais não possuem limitações físicas, por isso a "lei da
gravidade" não exerce qualquer influência ou poder sobre coisas
espirituais. Por serem superiores à matéria, os anjos podem tomar formas
humanas para se fazerem perceptíveis aos sentidos físicos do homem, se houver
necessidade. Não sofrem ação da natureza (Juízes 13:19 - 20)
Hebreus
1:14 Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados
para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?
Não envelhecem
Marcos 16:5
Porque não
envelhecem? Não sofrem a ação do tempo
Várias
aparições de anjos feitas a Abraão, Ló, Jacó, Josué, Pedro e Paulo são exemplos
indiscutíveis da Bíblia(Gn 18.1-10; 28.10-22 etc.) Ainda em nosso tempo, os
anjos aparecem aos servos de Deus na terra.
3. Os
anjos são seres poderosos.
O
salmista os descreveu como "valorosos em poder" que executam as
ordens de Deus e lhe obedecem (Sl 103.20) .
II
Pedro2: 11 Enquanto os Anjos, sendo maiores em força e ...
Quando
os pais de Sansão levantaram um altar ao Senhor, um Anjo desceu sobre as chamas
do altar sem sofrer qualquer dano(Jz 13.19,20).
Um
só Anjo matou a 185 mil soldados do exército assírio (Is 37.36). Um só anjo
removeu a pedra do sepulcro onde Jesus foi sepultado, quando se exigia vários
homens para remover aquela enorme pedra(Mt 28.2) Embora os anjos tenham
poderes, eles são limitados (2 Sm 24.16; Ap 18.1,21; Gn 19.13).
Seus
poderes sobrepujam grandemente aos dos homens, entretanto estes poderes são
estritamente limitados.
Poder
sobrenatural Atos 1.7-10; Mateus 282; II Reis 19 35
Poder
sobre a natureza Apocalipse 7; Apocalipse 14.18; Apocalipse 16.5
4. Os
anjos são seres pessoais.
Na
experiência com os homens, os anjos falam, orientam, ouvem e determinam. A
Bíblia dá a entender que os anjos possuem uma inteligência superior à dos
homens, mas não igual ou superior à de Deus (2 Sm 14.20; 1 Pe 1.12) Dotados de
sentimentos, anjos podem experimentar emoções quando rendem culto a Deus (Sl
148.2) .
Eles
conhecem suas limitações e se contentam com tudo o que fazem e podem fazer (Mt
24.36).
5.Os anjos são seres imortais.
Os homens
podem morrer, mas os anjos são espíritos imortais (Lc 20.34-36). Significa que
eles não estão sujeitos à dissolução, ou putrefação orgânica, visto que seus
corpos são imateriais. A imortalidade deriva da pura espiritualidade.
N.B. Imortalidade é diferente de
Eternidade.
III. CARACTERÍSTICAS ESPECIAIS
O Senhor deu
aos anjos conhecimento, poder e mobilidade mais elevados do que aos homens. Por
esses elementos descobrimos algumas características especiais capazes de
fazer-nos compreender alguns aspectos da revelação bíblica e das relações
pessoais com os homens.
Santidade No
Apocalipse, os anjos são identificados como santos. Isto implica em que eles
foram colocados em estados eterno de santidade (Ap. 14.10).
Outros textos das Escrituras os
identificam como "santos" (Mt 25.31; Mc 8.38; Lc 9.26; At 10.22) para
os distinguir dos anjos caídos Jo 8.44 e 1 Jo 3.8-10.
Reverência Uma
das características principais das atividades angelicais é o louvor e a
adoração (Sl 29.1,2; 89.7; 103.30; 148.2). Jesus declarou que os anjos de Deus
sempre estão na presença do Pai e vêm a sua face (Mt 18.10).
De modo
geral, todos os anjos de Deus o louvam e o adoram, mas há uma classe específica
das hostes angelicais cuja função principal é louvar e adorar a Deus.
Reverência é respeito e veneração marcado pelo temor. Esse temor não é medo,
mas significa reconhecimento do poder superior de Deus. Serviço.
O autor da
Epístola aos Hebreus denomina os anjos de "espíritos ministradores"
(Hb 1.14), indicando que eles exercem serviços especiais aos interesses do
Reino de Deus.
Os anjos executam a vontade de Deus O
próprio sentido da palavra "anjo" é mensageiro. Portanto, é função
precípua dos anjos servir aos interesses de Deus, obedecendo-lhe em toda a sua
soberana vontade. Mais uma vez o autor de Hebreus indica essa função angelical
de serviço quando diz: "Ainda quanto aos anjos, diz: Aquele que a seus
anjos faz ventos e a seus ministros labaredas de fogo"(Hb 1.7). Os
escritor sagrado os destaca como "ministros" para identificar o
serviço que prestam a Deus em favor dos santos em Cristo.
Os anjos cuidam e protegem os fiéis Há
um texto nos Salmos que declara que "o anjo do Senhor acampa-se ao redor
dos que o temem e os livra"(Sl 34.7). Elias, ameaçado de morte pela rainha
Jesabel, mulher de Acabe, precisou fugir da cidade para escapar com vida. Elias
fugiu para o deserto e assentou-se debaixo de uma pequena árvore chamada
zimbro. Estava triste e decepcionado, por isso, pediu a morte. Deitado debaixo
daquele zimbro, veio um anjo da parte de Deus e o tocou e lhe disse: "Levanta-te
e come. E olhou, e eis que à cabeceira estava um pão cozido sobre brasas, e uma
botija de água; e comeu, e bebeu e tornou a deitar-se. E o anjo do Senhor
tornou segunda vez, e tocou-o, e disse: Levanta-te e come, porque mui comprido
te será o caminho"(1 Rs 19.5-7)
Os anjos punem os inimigos de Deus Os
inimigos de Deus agem de muitas maneiras, mas nada passa despercebido pelo
Senhor. Houve um rei da Assíria, chamado Senaqueribe, que desafiou ao Deus de
Ezequias, rei de Judá. Imediatamente Deus enviou um anjo poderoso o qual
destruiu o exército assírio de 185 mil soldados. Para preservar o seu povo e o
seu nome, Deus puniu aqueles inimigos (2 Rs 19.35). No período dos juízos
finais da história da humanidade, os anjos serão os emissários de Deus para
executarem o seu juízo contra aqueles que rejeitam a Jesus como Salvador do
mundo e se constituem em inimigos declarados do soberano Senhor (MT 13.50).
OUTRAS CARACTERÍSTICAS ESPECIAIS
Alguns possuem asas Êxodo25.20,
Isaías 6.2-6.
Na esfera espiritual as asas não são
órgãos necessários para voar. Daniel 9.21-Atos 1.9
Protetor - II Reis 6.17
Influenciam nos pensamentos - João
13.2
Muito rápido - Daniel 9.21
Não são Oniscientes - Gênesis 19.12;
Marcos 13.32
Submisso - II Samuel 24.16
Não aceitam adoração - Apocalipse 19.10
Regozijam - Lucas 15.7-10
Servem - Salmo 103.20
Observam - I Coríntios 4.9; Efésios
3.9 - 10
Recebem nosso espírito - Lucas 16.22
Reunirão os escolhidos - Mateus 24.31
IV - CLASSIFICAÇÃO ANGELICAL
No tocante à
categoria ou classificação Angelical, as Escrituras dão testemunhos mais
abundante, citando seus postos e até funções. Cada aspecto da personalidade dos
Anjos foi estabelecido pelo Criador, isto é, cada Anjo em si mesmo se contenta
com aquilo que é.
A
organização angelical abrange as várias categorias ou classes de anjos. À
semelhança das organizações políticas existentes no mundo, com graduações e
poderes maiores e menores, as cortes angelicais também possuem a sua
hierarquia. Estudaremos o assunto de um modo genérico, mas obedecendo a uma
certa ordem.
1 - UMA HIERARQUIA
A Bíblia dá
a entender que os anjos de Deus se acham organizados de forma hierárquica, isto
é‚ numa forma de graduação, de autoridade. Essa graduação ‚ destacada pelo tipo
de atividade que os anjos exercem em todo o Universo e na presença de Deus.
O ARCANJO MIGUEL
A palavra
"arcanjo" representa a mais elevada posição na hierarquia angelical.
O prefixo "arc", do grego "arch", sugere tratar-se de um
chefe, um príncipe, um primeiro- ministro.
Entre os
livros apócrifos, existe o livro de Enoque, que apresenta sete arcanjos, a
saber: Uriel, Rafael, Raquel, Saracael, Miguel, Gabriel e Remiel. Mas o único
nome dessa lista que aparece nos livros canônicos da Bíblia que usamos é o do
arcanjo Miguel.
Judas 9
Mas o Arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do
corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele, mas disse O
Senhor te repreenda.
Esse arcanjo
se destaca biblicamente como uma espécie de administrador e protetor dos
interesses divinos em relação a Israel) (Dn 12.1). O arcanjo Miguel ‚
denominado " príncipe dos filhos de Israel " porque é o guardião
dessa nação.
Daniel 10:13
... e eis que Miguel, um dos primeiros Príncipes, veio para ajudar-me.
Miguel
sempre aparece em conotação com Israel, trazendo a imagem de um guerreiro.
Daniel 12
:1 E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se
levanta pelos filhos de teu povo,
Na visão
apocalíptica e escatológica que João teve na Ilha de Patmos, o arcanjo Miguel
surgirá como o grande comandante dos exércitos celestiais contra as milícias
satânicas, representadas pelo dragão, símbolo de Satanás (Ap 12.7-12). Na vinda
pessoal de Jesus Cristo, na primeira fase de convocação dos remidos do Senhor,
a escritura não dá nome ao arcanjo, mas declara que a voz do arcanjo será
ouvida pelos mortos santos, os quais ressuscitarão e se levantarão de suas
sepulturas para ir ao encontro do Senhor nos ares (I Ts 4.16).
O ANJO GABRIEL
Lucas
1:19 E, respondendo o anjo, disse-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto
diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar - te estas alegres novas.
Gabriel significa o " Varão de
Deus "
É primordialmente o mensageiro da
misericórdia e da promessa de Deus.
Ele aparece 4 vezes na Bíblia e em
todas aparece trazendo boas noticias.
Daniel 8 :16, Daniel 9 :21 -- Lucas
1:19, Lucas 1:26
Gabriel também é visto como um
Embaixador Celestial, em razão de suas aparições terem caráter especial de um
embaixador:
- Trouxe a Daniel a noticia do futuro
de Israel.
- Avisou Zacarias do nascimento de
João Batista
- Trouxe ao mundo a notícia do
nascimento de Jesus Cristo.
Gabriel é tido como um anjo de
elevado poder angelical, da mais alta confiança da corte celestial.
OS QUERUBINS
Essa classe
de anjos criados por Deus se destaca pela ligação que eles têm com o trono de
Deus. A palavra querubim, no original hebraico "querub" , tem o
sentido de guardar, cobrir.
Eles aparecem
pela primeira vez na Bíblia em Gênesis no Jardim do Éden para guardar a entrada
oriental a fim de que o homem que havia pecado contra o seu Criador não tivesse
acesso ao caminho da árvore da vida.
Gênesis
3:24 E havendo lançado fora o homem, pôs Querubins ao oriente do Jd.
Éden.
O que
aprendemos acerca dos querubins‚ é que eles possuem uma posição elevada na
corte celestial e estão diretamente ligados ao trono de Deus (I Sm 4.4; II Rs
19.15; Sl 80.1; 99.1; Is 37.16). Em Ezequiel 10, os querubins aparecem cheios
de olhos e o trono de Deus está acima deles. (Significa a onividência de Deus)
A ligação
dos querubins com o trono de Deus nos ensina que eles guardam o acesso á
presença de Deus.
Sua função, é proteger, para que o
pecado não venha poluir a santa presença de Deus.
Novamente
encontramos estes seres como protetor sobre a arca da aliança (representa a
presença de Deus) Só nos é possível entrar no Santo dos Santos ou " Lugar
Santíssimo " com o sangue da aliança em nossas vidas (Hb 10.19-22).
Êxodo
25:20 Os Querubins estenderão as suas asas por cima, cobrindo com as
suas asas o propiciatório; as faces deles uma de fronte da outra; as faces dos
Querubins estarão voltadas para o propiciatório.
Em outros
textos encontramos os Querubins representando as coisas celestiais e sempre
associado à Glória de Deus.
Salmos 99:1 O Senhor reina;
tremam as nações; ele está entronizado entre os Querubins;...
Hebreus 9:5 E sobre a Arca os
Querubins da glória...
Ezequiel 9:3a, 10:2b E a Glória
do Deus de Israel se levantou do querubim sobre o qual estava...
OS SERAFINS
O vocábulo
serafim deriva do "saraph" e significa ardente, refulgente ou
brilhante, nobres ou afogueados. Esta classe de anjos aparece uma só vez na
Bíblia em Isaías 6.1-3. Alguns escritores judeus tem procurado sustentar que os
Serafins são brilhantes.
Isaías
6:2 Os Serafins estavam acima dele; cada um tinha seis asas com duas
cobriam seus rostos, e com duas cobriam os seus pés e com duas voavam.
Nesta escritura,
os serafins estão intimamente ligados ao serviço de adoração e louvor ao
Senhor. Nesse serviço, eles promovem, proclamam e mantém a santidade de Deus. O
termo Serafim fala de adoração incessante, do seu ministério de purificação.
Na visão de
Isaías, os serafins são representados como tendo seis asas. As asas de cada
serafim tinham funções específicas. Com duas asas cobriam o rosto, numa atitude
de reverência perante o Senhor. Com as outras duas asas cobriam os pés, falando
de santidade no andar diante de Deus, e com as duas últimas asas, eles voavam.
Essa visão de seres alados não significa que todos os anjos, obrigatoriamente,
têm de Ter asas. As asas desses serafins tinham por objetivo mostrar ao profeta
a capacidade de movimento e locomoção dos anjos para realizarem a vontade de
Deus. É uma forma materializada que os seres espirituais usam para serem
compreendidos, porque, de fato, os anjos são incorpóreos.
Isaías
6:3 E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o
Senhor dos exércitos; toda terra está cheia da sua Glória.
Seu louvor constantemente é dirigido
à Trindade. Santo (Deus), Santo (Jesus), Santo (E. Santo)
Neste texto devemos observar o
pronome (nós) no verso 8.
Isaías 6:4 E os umbrais das
portas se moveram com a voz do que clamava, e a casa se encheu de fumo.
ANJO DO SENHOR (MAL`ÃKH YAHWEH) OU TEOFÂNICO – gr. Teo + fâneo (aparecer).
Aparecimento desse Anjo na Bíblia
Aparecimento desse Anjo na Bíblia
É mister fazer menção especial ao “Anjo do Senhor”, pois a
maneira como é descrito na Bíblia o destinge de qualquer outro anjo. Pelas
seguintes razões:
a) A ele é atribuído poder para
perdoar ou reter pecado.
b) O nome de Deus esta nele (Êx.
23.20-23).
c) Em Êx. 32.34 lemos “meu anjo irá adiante de ti” em Êx. 33.14 “a minha presença”(literalmente,
meu rosto). Essas duas expressões se enquadram com (Is. 63.9).
d) Jacó quando se deparou com
esse anjo, se refere a Ele como sendo o próprio Deus (Gn 32.30).
e) Esse varão que lutou com Jacó
é chamado de anjo em (Os. 12.4).
f) O próprio anjo se identifica
como Deus (Gn. 32.28).
g) Através do encontro com esse
anjo, Jacó disse “a minha alma
foi salva” (Gn. 32.30).
h) Esse anjo recebe adoração (Js.
5. 14).
i) O anjo apareceu a Moisés e se
identificou como o Deus de Abraão, Isaque e Jacó (Êx. 3.1-6).
O aparecimento desse Anjo na Bíblia
a) Para Agar no deserto (Gn.
16.7).
b) Para Abraão (Gn. 22.11-15).
c) Para Jacó (Gn. 31.11-13).
d) Para Moisés (Êx. 3.2).
e) Para todos os israelitas
durante o êxodo (Êx. 14.19).
f) Para Balaão (Nm. 22.22-28).
g) Para Gideão (Jz. 6.11).
h) Para os pais de Sansão (Jz.
13.3 e13).
i) Para Davi (I Cr. 21.10).
j) Para Elias (II Rs. 1.3,4).
k) Para Daniel (Dn. 6.22).
A Bíblia nos apresenta ainda mais
alguns termos aplicados aos anjos.
Col.
1:16 porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as
visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações,
sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado
por ele e para ele
Rom.
8:38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos,
nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades,
Segundo alguns teólogos a divisão
ficaria assim: Tronos, (querubins e serafins), Poderes, (domínios e
potestades), Principados, (arcanjos e anjos comuns).
Apresentaremos uma classificação
segundo a ordem dos textos Cl 1.16 e Rm 8.38 , sem nos preocupar com uma ordem
definitiva.
TRONOS
(Cl 1.16)
Conforme está no original grego, "thronoi" tem um sentido especial
porque se refere a uma classe de anjos que está diretamente ligada à majestade
e soberania de Deus.
É possível
que os "querubins" estejam diretamente ligados a esse tipo de
atividade real, pois alguns textos identificam os querubins como os seres sobre
os quais Deus está assentado e reinando (I Sm. 4.4; II Rs 19.14; Sl 80.1;
99.1).
Quiséramos ser
os "tronos" de Deus! Entretanto, Deus ostenta sua glória através de
nós mediante a permanência do Espírito Santo em nosso ser.
DOMÍNIOS
(Cl 1.16) .
Em algumas versões, o termo grego "kuriothes" ou
"kuriotethoi" tem o sentido de soberania ou dominações (Ef 1.21).
A classe
especial de anjos dominadores tem como função principal executar as ordens de
Deus sobre as coisas criadas. Paulo diz que esses anjos executam as ordens
divinas sob autoridade de Cristo.
Subentende-se pelo contexto doutrinário do papel dos anjos, que essa classe
denominada "dominadores" age de forma executiva sobre o Universo e
sobre determinadas esferas espirituais.
PRINCIPADOS
(Cl 1.16).
Mais uma vez aquelas categorias especiais dos querubins e serafins se confundem
com essas classificações de tronos, domínios, principados e potestades. Por
isso, é difícil estabelecer uma ordem específica; porém, o que está revelado
acerca dessas classes de anjos nos é suficiente para entender a sua importância
e o seu ministério.
A palavra
"principados" no grego bíblico é "archai", e refere-se a
uma classe de anjos que têm poderes de príncipes. Nos reinos terrestres, os
principados regem sobre territórios pertencentes ao reino.
Podemos ver
isto na história de Lúcifer, o qual havia sido estabelecido como "querubim
ungido para proteger" e estava no monte santo antes de sua queda. Ao mesmo
tempo, parece-nos que sua posição de "querubim" é fortalecida e
acrescida por outra posição de "principado". Supõe-se que ele
governava o planeta na posição de "principado", e só perdeu essa
posição quando se rebelou contra o Criador e Senhor (Is 14.13; Ez 28.16; Ap
12.9).
Devemos
também considerar um outro "príncipe" chamado Miguel , referido na
Bíblia como "um dos primeiros príncipes" de Deus (Dn 10.13).
POTESTADES
(Cl 1.16).
Potestades referem-se a anjos especiais que executam tarefas especiais da parte
de Deus. Não se trata de poderes angelicais isolados, mas são chamados de
"potestades" porque foram investidos de uma autoridade especial.
Vários exemplos se destacam na Bíblia das ações poderosas dessa classe de
anjos. Um destes anjos foi enviado por Deus para destruir a cidade de Jerusalém
e só parou sua destruição quando Deus lhe ordenou que guardasse a sua espada (I
Cr 21.15-27).
O salmista
Davi destaca anjos que são "magníficos em poder" (Sl 103.20). Isto
revela que esses anjos pertencem a uma classe de seres poderosos, mas não
onipotentes. A onipotência é atributo único do Deus Trino, por isso, nenhuma
criatura jamais teve nem terá poderes totais. A magnitude do poder dessas
potestades se limita ao nível da capacitação dada por Deus para o cumprimento
de suas obrigações.
REINO DOS ANJOS MAUS
No estudo de
Angelologia não só as Escrituras focalizam os Anjos do bem que segundo se diz,
se movimentam neste vasto reino de luz, mas ela também de igual modo, nos
informa sobre o vasto reino de seres tenebrosos, isto é, o mundo dos espíritos
malignos que se opõem tanto a Deus como à sua obra.
Eles são
chamados tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento, por vários nomes e
títulos que representam suas disposições hostis.
Um destes
seres é Satanás que iremos observar a luz de cada contexto. Vejamos:
Apocalipse
12:9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o
Diabo, e Satanás, que engana todo mundo; ele foi precipitado na terra, e os
seus anjos foram lançados com ele.
Há muitos
"demônios", mas existe um único "diabo". "Diabo"
é transliteração do vocábulo grego "diábolos", nome sempre usado no
singular, que significa "acusador" e é aplicado nas Escrituras
exclusivamente a Satanás. "Demônio" é transliteração de
"daimon" ou "daimonion", o plural é "daimonia".
Tanto o
Senhor Jesus Cristo como os escritores do Novo Testamento, usaram este nome
empregando a pessoa de Satanás por muitas vezes.
Sendo Satanás uma criatura maligna,
porque Deus o criou?
Ezequiel 28
:14 Tu eras Querubim ungido para proteger, e te estabeleci; no monte
santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.
Quando Deus
o criou, este era perfeito nos seus caminhos, perfeito em formosura, cheio de
sabedoria, era o auge da criação.
1- A
TRANSFORMAÇÃO DESTE QUERUBIM
Ezequiel 28
:18 - 19 Pela multidão das tuas iniquidades, pela injustiça do teu
comercio, profanaste os teus santuários; Eu, pois, fiz sair do meio de ti um
fogo, que te consumiu a ti, e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de
todos os que te vêem. Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados
de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais serás para sempre.
Transformado
como cinza, Deterioração da aparência, Sem residência
2- ALGUNS NOMES ATRIBUÍDOS A SATANÁS
O grande
inimigo de Deus é visto por toda a Bíblia. sempre em conexão com o mal, os
nomes que lhe são atribuídos, representam em si mesmo, a personificação da
maldade.
Vejamos:
Diabo --
Caluniador -- Acusador Apocalipse 12:9
Satanás --
Adversário Apocalipse 20:2
Dragão --
Serpente -- Falsidade Apocalipse 12:3
Príncipe dos
demônios -- Líder dos demônios Mateus 12:24
O tentador
-- Leva o homem a pecar Mateus 4:3
Apolion --
Destruição -- Ruína Apocalipse 9:11
Belzebu -- Maioral
dos demônios Mateus 12:24
Pai da
mentira -- Enganador João 8:44
Em
Apocalipse 2:13, fala-se dele como contendo um trono no qual exerce poder, como
se fora rei, e considerado o chefe dos anjos maus (demônios)
3- A PRESENTE POSIÇÃO DE SATANÁS
- Tem um reino de demônios Mateus
12:24
- Controle geral I João 5 :19
- Controle político João 12:31
- Controle eclesiástico II Coríntios
4:4
- Controle espiritual Mateus 13:38
Este vasto
reino das trevas centraliza sua estratégia contra a humanidade (principalmente
contra os salvos)
Apocalipse 12:9 ele foi precipitado
na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.
4-O DESTINO DE SATANÁS
Podemos
traçar brevemente a história de satanás, do começo ao fim.
Vemo-lo primeiro no céu Isaías 14:12
Ninguém pode
dizer por quanto tempo ele viveu gozando o favor de Deus, mas veio a hora em
que ele e muitos outros anjos caíram.
Encontramos a seguir no Jardim do Éden Gênesis 3 1 - 15
Por
intermédio da serpente ele se tornou o agente da queda do homem
Em
seguida encontramos no céu Jó 1:6 - 7
Tendo acesso
tanto ao céu como na terra, aparece diante de Deus e tem a permissão de tentar
a Jó.
No
futuro será lançado à terra Apocalipse 12:9
Aparentemente isto acontecerá no período da Grande Tribulação.
Podemos nos
alegrar ao observar que sua presença na terra será curta.
Da
Terra será lançado no abismo Apocalipse 20 :1 - 3
Isto se dará
quando Cristo retornar à terra com poder e grande glória para implantar o seu
reino milenar.
Satanás será acorrentado e confinado ao abismo por mil anos.
Será
solto por pouco tempo Apocalipse 20:3
Durante este
período tentará frustrar os planos de Deus, mas seus planos não darão certo.
Em
seguida será lançado no Lago de Fogo Apocalipse 20:10
Fogo descerá
dos céus e os destruirão e todos serão lançados no lago de fogo.
As
escrituras não autorizam a idéia de que o Inferno ou Lago de Fogo é um reino onde
ele manda ou reina.
Satanás não
será nenhum "REI "no Lago de Fogo
A QUEDA (PARCIAL) DO MUNDO ANGELICAL
Para a
imaginação humana, o presente assunto e difícil de ser elucidado, a não ser
aquilo que se pode depreender dos textos e contextos que focalizam o
significado do pensamento.
1-O FATO DE SUA QUEDA
Entretanto,
tudo nos leva a crer que os anjos foram criados em estado de perfeição.
Quando nos
referimos ao relato da criação lemos sete vezes que o que Deus havia feito era
bom.
Isso
certamente inclui a perfeição dos anjos em santidade quando originalmente
criados, mas diversas passagens mostram alguns dos anjos como maus. Mat. 25:41
Não pode
haver dúvidas, portanto, de que houve realmente uma queda dos anjos.
2-A ÉPOCA DE SUA QUEDA
A Escritura
silencia quanto a este assunto, mas deixa claro que a queda dos anjos se deu
antes da do homem, já que Satanás entrou no jardim sob a forma de serpente e
induziu Eva a pecar.
Sugerimos
que ela ocorreu algum tempo após a criação dos céus, e que foi a causa
principal da condição descrita em Gênesis 1:2
3- A CAUSA DE SUA QUEDA
Este é um
dos profundos mistérios da teologia. Mostramos acima que os anjos foram criados
perfeitos. Isto significa que toda a afeição era dirigida a Deus.
A questão é: como pode tal ser cair?
É bom lembrar que a criatura tinha originalmente o que os teólogos chamam
"posse pecare et posse non pecare", isto é a capacidade de pecar e a
capacidade de não pecar, ou seja o livre arbítrio.
Devemos ter
em mente três pontos importantes no que diz respeito ao pecado original destes
seres espirituais.
A -
O pecado original dos Anjos foi o ter seguido a Satanás em sua revolta quando
tentou derrubar a Deus.
Isaías 14 :13 Nesta interpretação não
existe previsão de tempo.
B - Os judeus
tinham uma tradição, com base em Gênesis 6:2
Os anjos desejaram as mulheres
humanas (concupiscência) Nesta interpretação a queda dos anjos ocorreu depois
da queda do homem no jardim do Éden.
C - Outra
possibilidade, se baseia no terceiro capítulo de Gênesis, onde se narra a
história da tentação.
Evidentemente o pecado cometido por
Adão e Eva, indiretamente atingiu os seres angelicais.
Romanos 5: 12 Pelo que, como
por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a
morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
Devemos,
portanto, concluir que a queda dos anjos se deu devido a sua revolta deliberada
e auto determinada contra Deus.
Se indagarmos que motivo em
particular pode ter estado por trás dessa rebelião, parecemos obter diversas
respostas das Escrituras.
Conf.
Ezequiel 28 e Isaías 14 citaremos algumas possíveis causas: Ambição desmedida e
o desejo de ser mais que Deus, Prosperidade e beleza, Egoísmo e
descontentamento
4-O RESULTADO DE SUA QUEDA
Diversos
resultados de sua queda aparecem nas Escrituras.
- Perderam sua santidade e se
tornaram corruptos em natureza e conduta.
- Serão, em um dia no futuro, após
seu julgamento, lançados no Lago de Fogo.
- Condenados a viverem sem moradas
Efésios 6: 12
- Condenados a viverem sem corpos
Mateus 12:43 - 45, Marcos 5 :10 - 11
DOIS GRUPOS DISTINTOS
1 - Os anjos que estão em liberdade.
Efésios
6:12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas sim
contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas
deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Estes são
normalmente mencionados em conexão com Satanás.
- Submissos a Satanás Mateus 12:24
- Atormentam os homens Marcos 5:1 - 4
- Procuram separar o cristão de
Cristo Romanos 8:38-39
- Grande Quantidade Marcos 5:9
- Várias categorias Mateusl7:21
- Efésios 6:12 - Principados -
Potestades - Hostes
- De todos os tipos
Rastejam no chão Marcos 9:20
Mudos e surdos Marcos 9:25
Como poucos Mateus 8:32
Bandos Lucas l1:26
2 - Os anjos que são mantidos
aprisionados.
11 Pedro2
:4 Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os
lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados
para o juízo.
Judas 6 E aos anjos que não
guardaram o seu principado, mas deixaram sua própria habitação, reservou na
escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia;
Parece que
todos concordam que Pedro e Judas se refere aos mesmos anjos.
Pedro
simplesmente diz que eles pecaram e que Deus os precipitou no Tártaro,
entregando-os a abismos de trevas e reservando-os para juízo.
Judas
apresenta seu pecado como sendo o de haver abandonado seu próprio principado.
Assume-se
que Deus tenha nomeado um ou mais anjos para cada uma das nações.
(Daniel
10:13-20) Deixar seu principado poderia significar infidelidade, também poderia
significar que eles tentaram obter outro principado mais cobiçado
Tártaro é um
lugar sombrio abaixo do inferno.
- Estão presos em cadeias II Pedro2
:4
- Grande quantidade Apocalipse 9 :15
- 16
- São violentos Apocalipse 9:15
DEMÔNIOS
Quando
examinam as Escrituras, algumas pessoas ficam em dúvida se os demônios devem
ser classificados juntamente com os anjos ou não; mas não há dúvida de que, na
Bíblia, há ensino positivo concernente a cada um dos dois grupos.
A origem dos
demônios não é revelada nas Escrituras. Quem são os demônios é uma questão mais
ou menos desconcertante, porém faremos algumas colocações.
Espíritos Desencarnados Talvez
de alguma raça ou ordem de seres pré-adamicos; ou, quem sabe, da própria raça
adâmica. Se forem realmente espíritos desencarnados, isso explicaria o fato que
procuram encarnar-se, pois, ao que parece, quando desencarnado são incapazes de
operar na plena forca de sua maldade.
Não será que
esses demônios são os espíritos daqueles que palmilharam esta terra na carne,
antes da ruína descrita no segundo versículo do Gênesis, e que, por ocasião
daquele grande cataclismo, foram desencarnados por Deus.
Por
conseguinte, os demônios são uma ordem de seres espirituais; que parecem ser
distintos e separados dos anjos: pelo que fica subentendido por algumas
passagens, parecem estar em estado de desencarnação, tendo existido em algum
período anterior, quando possuíam forma corpórea.
São anjos caídos que não estão
confinados ao Tártaro.
Este é o
ponto de vista tradicional e há muito a recomenda-lo. Estes seriam os anjos que
aderiram a rebelião provocada por Lúcifer, e desta forma teriam sido
desencarnado. Da mesma forma que o exposto no item anterior, eles necessitam de
corpos para poderem se manifestar neste mundo.
Tem a
vantagem de ser simples e de remover a necessidade de maiores pesquisas quanto
à origem dos demônios.
1. Sua existência
A - Reconhecida por Jesus.
MT 12.27,28
- E, se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam vossos
filhos? Por isso eles mesmos serão os vossos juizes. Se, porém eu expulso os
demônios, pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o reino de Deus sobre
vós.
Jesus Cristo
reconheceu a existência dos demônios falando a respeito deles e para eles.
B - Reconhecida pelos setenta.
Lc 10.17
- Então regressaram os setenta, possuídos de alegria, dizendo: Senhor,
os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome!
Os setenta,
aos quais Jesus nomeou e enviou de dois em dois, tiveram de enfrentar os
demônios, e retornaram com o relatório que os demônios se lhes tornavam
sujeitos através do nome de Cristo.
C - Reconhecida pelos apóstolos.
Por
Paulo. 1 Co 10.20,21 - O Apóstolo Paulo reconheceu a
realidade da existência dos demônios em seus dias, e fez advertência a respeito
deles.
Por
Tiago. Tg 2.19 - Tiago reconheceu a existência dos
demônios, revelando que eles, por crerem na existência de Deus, estremecem.
2. Sua Natureza.
Inteligências pessoais. Mt
8. 29,31 - E eis que gritaram: Que temos nós contigo, ó Filho de Deus!
Vieste aqui atormentar-nos antes de tempo?... Então os demônios lhe rogavam: Se
nos expeles, manda-nos para a manada dos porcos.
Características e ações pessoais são atribuídas aos demônios, o que demonstra
que possuem personalidade e também inteligência.
Seres espirituais. Lc
9.38,39,42 - E eis que, dentre a multidão, surgiu um homem, dizendo em
alta voz: Mestre, suplico-te que vejas meu filho, porque é o único; um espírito
se apodera dele e, de repente, grita e o atira por terra, convulsiona-o até
espumar, e dificilmente o deixa, depois de o ter quebrantado... Quando se ia
aproximando, o demônio o atirou no chão e o convulsionou; mas Jesus repreendeu
o espírito imundo, curou o menino e o entregou a seu pai.
Os demônios
são seres espirituais; são reputados idêntico aos espíritos imundos, no Novo
Testamento.
Ao que parece, espíritos destituídos
de seus corpos. Mt 12.43,44- Quando o
espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos procurando repouso, porém
não encontra. Por isso diz: Voltarei para minha casa donde saí. E, tendo
voltado, a encontra vazia, varrida e ornamentada.
Muitos em número. Mc
5.9 - E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? Respondeu ele: Legião é o meu
nome, porque somos muitos.
"Uma Legião, no exército romano,
totalizava, quando completa, seis mil soldados; mas aqui essa palavra é usada a
respeito de um número indefinido e elevado - suficientemente elevado, contudo,
para, assim que tiveram licença, ocupar os corpos do dois mil porcos e
destruí-los".
Os demônios
são de tal modo numerosos que tornam Satanás praticamente ubíquo por meio
desses seus
CARACTERÍSTICAS GERAIS
Eles causa moléstias Mateus 9:33
Eles causam distúrbios mentais Lucas
8:35
Eles levam muitos á impureza moral
Lucas 8:2
Eles disseminam falsas doutrinas 1
Timóteo 4:1
Eles se opõem aos cristãos Efésios
6:2
Eles possuem seres humanos Mateus
4:24
Temos que
fazer uma distinção, entre mera influência demoníaca e possessão demoníaca: A
primeira é uma operação temporária externa dos demônios em certas áreas; A
segunda a operação mais permanente interior.
Adivinhação - Predizer
o futuro por meio de sortilégios
Deuteronômio 18:10 Entre ti
se não achará quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha, nem
adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro.
A
hidromância Adivinhação através do movimento da água Gênesis44 :5
A astrologia
A influência dos astros no destino da pessoa Daniel 2:27
Belomância
Adivinhação por meio de flechas sacudindo-as até uma cair. Ez. 21: 21
Cartomancia
Adivinhação através das cartas de jogar
Búzio
Adivinhação com pequenas conchas jogadas pelo Babalaô.
Espiritismo -
A crença de que os vivos podem se comunicar com os espíritos dos mortos. Também
chamada de Necromância.
Deuteronômio
18:9 - 14 Nesta passagem e em muitas outras, Israel é claramente avisado para
não consultar aqueles que professam comunicar com os mortos.
Veremos alguns exemplos Bíblicos de
médiuns.
A pitonissa
de En-Dor 1 Samuel 28:3 - 14
Simão, o
Mágico Atos 8:9 - 24
Elimas, o
Mágico Atos 13 :6 - 12
A jovem com
o espírito de adivinhação Atos 16:16 - 18
Com relação
ao todo do problema do demonismo, as Escrituras nos exortam a testar os
espíritos para saber se são da parte de Deus ou não.
1 João 4:1 Amados, não
creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus;...
Devemos colocar a armadura de Deus
para o conflito com esses espíritos, e nos dedicarmos à oração e à súplica em
todo o tempo, com toda perseverança.
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