Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: O Cuidado com a Mídia.
- Perguntem: O que é Mídia?
Aguardem as respostas. Certamente as respostas vão girar em torno de que se refere aos meios de comunicação de massa.
- Depois, apliquem a dinâmica “Você Compartilha?”, que proporcionará a reflexão sobre as influências dos meios de comunicação.
- Em seguida, trabalhem os demais pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
- Para concluir, falem como deve ser atitude do cristão diante da Mídia, apresentando a forma sábia e o uso indevido de sua utilização.
Utilização sábia: visão crítica, discernimento, administração do tempo, cultivar uma vida de comunhão com Deus, realizar pesquisar e evangelizar.
Uso indevido: o tempo excessivo, valores não cristãos, falta de controle próprio diante de sites e leituras inadequadas, consumo, dependência da utilização etc.
Dinâmica: Você Compartilha?
Objetivo:
Refletir sobre as influências dos meios de comunicação.
Material:
14 envelopes
Nomes e expressões digitados(vejam no procedimento)
Procedimento:
- Entreguem os 14 envelopes fechados para alunos com as seguintes palavras ou expressões:
Consumo
Moda
Culto ao corpo
Mensagens subliminares
Informação
Rápida comunicação
Influência de seitas
Tempo excessivo diante da TV e Internet
Falta de tempo para conversar
Pouco ou quase nenhum tempo para estudar
Evangelização através da mídia
Indução a mudança de comportamento
Pedofilia
Programas de TV e sites inadequados
- Peçam para que um aluno de cada vez abra o envelope e leia o conteúdo somente para ele.
O professor pergunta: Você compartilha?
- O aluno deverá falará “compartilho” ou “não compartilho”.
- O professor deverá separar os envelopes de compartilho ou não compartilho.
Isto deve acontecer até que os 14 envelopes sejam abertos.
- Falem: Vamos ver agora o que os colegas compartilham e não compartilham.
Peçam para que os alunos falem porque compartilham ou não compartilham.
- Apresentem cada palavra ou expressão, comentem sobre cada uma delas, afirmem que são influências positivas e negativas dos meios de comunicação e falem do cuidado que devemos ter diante destas situações.
Fonte: Blog Atitude de Aprendiz
Nenhum comentário:
Postar um comentário