Uma vez que tenha
preparado o esboço da lição bíblica para a passagem que quer ensinar, você está
pronto pra entrar na classe e dar aula? Não. Há um grande passo entre a
preparação e a apresentação. Uma lição apresentada como deve ser, não acontece sozinha;
ela vai exigir uma prática. A seguir estão os passos que podem ajudar você a
apresentar eficientemente a lição bíblica.
I. Prepare-se Mentalmente
A. Estude os detalhes da história.
1. Conheça muito bem a
história, para que possa descrever claramente os eventos.
2. Conheça bem a sua
introdução; enquanto capta a atenção dos alunos, você vai ganhar a confiança
para apresentar a lição.
3. Familiarize-se com a
ordem cronológica dos eventos e com os pontos da lição onde terá de fazer
aplicações para as crianças.
4. A partir da Introdução
da história vá se dirigindo ao Clímax (ponto chave).
B. Não tente decorar a lição;
use seu esboço como guia.
C. Não leia simplesmente a
história para os alunos.
II. Reúna Todos os Auxílios Visuais e Materiais que Vai
Precisar
A. Use sempre a Bíblia. O
fato de segurar a Bíblia aberta na passagem apropriada, causa impacto visual,
mostrando que a mensagem foi extraída da palavra de Deus.
B. Auxilios visuais vão
ajudar as crianças a reterem melhor a lição na memória. Compre os visuais e
comece um arquivo de figuras para usar nas aulas.
C. Prepare a classe antes
da chegada dos alunos.
III. Pratique Técnicas para Contar as Histórias
A. Faça bom uso da sua voz.
1. Fale claramente; aprenda como
pronunciar nomes ou palavras pouco conhecidos.
2. Mantenha um tom de voz
agradável, variando a altura e o som.
3. Use vários tons de voz, a fim
de manter a história animada.
a. Enfatize certas palavras ou
frases para destaque.
b. Varie o tom de voz para
transmitir emoções, por exemplo: tristeza, entusiasmo, medo, suspense alegria,
preocupação.
c. Mude a dinâmica da voz; por
exemplo: fale rapidamente para dar impressão de entusiasmo, e devagar, para
causar suspense.
d. Use pausas para criar suspense
ou surpresa, para mostrar passagem do tempo ou recuperar a atenção das
crianças.
e. Faça uso do diálogo; deixe que
os personagens conversem entre si.
B. Use linguagem apropriada para
crianças
1. Escolha palavras simples e
sentenças curtas.
2.Explique termos e conceitos
novos; faça isso brevemente, sem prejudicar a história.
3. Evite gíria ou repetições,
como “você sabe”, “é...”, “e então”.
C. Faça os alunos participarem da
história.
1. Mantenha contato visual;
inclua todos, fitando os olhos nas crianças.
a. Não converse com os
auxílios visuais ou com algo fora da sala.
b. Use os olhos para expressar
as emoções da história.
2. Faça perguntas, permitindo
que os alunos respondam.
3. Mostre entusiasmo.
IV. Pratique Antecipadamente a sua Lição
A. Pratique em voz alta, marcando o tempo
utilizado.
1. Pratique,
expressando as verdades da Mensagem da Salvação e/ ou as aplicações. Procure
tornar suaves as “ligações”, enquanto faz a transição dos fatos da história
para a vida da criança e vice-versa.
B. Use os auxílios visuais enquanto pratica.
1. Sugestões
para uso de cartazes
a. Segure o
cartaz na sua frente ou de um lado, ao nível dos olhos das crianças.
b. Mostre o
cartas quando estiver pronto para falar sobre ele. Quando terminar a explicação
coloque o cartaz de lado. Se os seus cartazes estiverem presos uns aos outros,
tente virar a página sem mostrar a cena seguinte.
2. Sugestões para o uso de
flanelógrafo:
a. Cloque as figuras no
flanelógrafo em ordem, antecipadamente; deixe-as sempre acessíveis.
b. Logo que mostrar as figuras
no flanelógrafo em ordem, fique ao lado do mesmo olhando para as crianças.
Evite ficar muito tempo de costas para a classe.
c. Pegue a figura somente na
hora de coloca-la no flanelógrafo. Aprenda a colocar a figura do modo certo
desde a primeira vez; repor figuras desvia a atenção da história.
d. Pegue a figura pelo ombro e
não pela cabeça.
e. Considere a perspectiva;
coloque as figuras menores mais no alto no flanelógrafo para dar impressão de
distância. Os personagens que estiverem conversando entre si devem ter contato
visual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário