quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Apresentando a Lição Bíblica - APEC

 Uma vez que tenha preparado o esboço da lição bíblica para a passagem que quer ensinar, você está pronto pra entrar na classe e dar aula? Não. Há um grande passo entre a preparação e a apresentação. Uma lição apresentada como deve ser, não acontece sozinha; ela vai exigir uma prática. A seguir estão os passos que podem ajudar você a apresentar eficientemente a lição bíblica.


I. Prepare-se Mentalmente

A. Estude os detalhes da história.
1. Conheça muito bem a história, para que possa descrever claramente os eventos.
2. Conheça bem a sua introdução; enquanto capta a atenção dos alunos, você vai ganhar a confiança para apresentar a lição.
3.  Familiarize-se com a ordem cronológica dos eventos e com os pontos da lição onde terá de fazer aplicações para as crianças.
4.  A partir da Introdução da história vá se dirigindo ao Clímax (ponto chave).
B. Não tente decorar a lição; use seu esboço como guia.
C. Não leia simplesmente a história para os alunos.
II. Reúna Todos os Auxílios Visuais e Materiais que Vai Precisar
A. Use sempre a Bíblia. O fato de segurar a Bíblia aberta na passagem apropriada, causa impacto visual, mostrando que a mensagem foi extraída da palavra de Deus.
B. Auxilios visuais vão ajudar as crianças a reterem melhor a lição na memória. Compre os visuais e comece um arquivo de figuras para usar nas aulas.
C. Prepare a classe antes da chegada dos alunos.
III. Pratique Técnicas para Contar as Histórias
A. Faça bom uso da sua voz.

1. Fale claramente; aprenda como pronunciar nomes ou palavras pouco conhecidos.

2. Mantenha um tom de voz agradável, variando a altura e o som.

3. Use vários tons de voz, a fim de manter a história animada.
a. Enfatize certas palavras ou frases para destaque.
b. Varie o tom de voz para transmitir emoções, por exemplo: tristeza, entusiasmo, medo, suspense alegria, preocupação.
c. Mude a dinâmica da voz; por exemplo: fale rapidamente para dar impressão de entusiasmo, e devagar, para causar suspense.
d. Use pausas para criar suspense ou surpresa, para mostrar passagem do tempo ou recuperar a atenção das crianças.
e. Faça uso do diálogo; deixe que os personagens conversem entre si.

B. Use linguagem apropriada para crianças
1. Escolha palavras simples e sentenças curtas.
2.Explique termos e conceitos novos; faça isso brevemente, sem prejudicar a história.
3. Evite gíria ou repetições, como “você sabe”, “é...”, “e então”.

C. Faça os alunos participarem da história.
1. Mantenha contato visual; inclua todos, fitando os olhos nas crianças.
a. Não converse com os auxílios visuais ou com algo fora da sala.
b. Use os olhos para expressar as emoções da história.

2. Faça perguntas, permitindo que os alunos respondam.
3. Mostre entusiasmo.

IV. Pratique Antecipadamente a sua Lição
A. Pratique em voz alta, marcando o tempo utilizado.
1. Pratique, expressando as verdades da Mensagem da Salvação e/ ou as aplicações. Procure tornar suaves as “ligações”, enquanto faz a transição dos fatos da história para a vida da criança e vice-versa.
B. Use os auxílios visuais enquanto pratica.

1. Sugestões para uso de cartazes
a. Segure o cartaz na sua frente ou de um lado, ao nível dos olhos das crianças.
b. Mostre o cartas quando estiver pronto para falar sobre ele. Quando terminar a explicação coloque o cartaz de lado. Se os seus cartazes estiverem presos uns aos outros, tente virar a página sem mostrar a cena seguinte.
2. Sugestões para o uso de flanelógrafo:
a. Cloque as figuras no flanelógrafo em ordem, antecipadamente; deixe-as sempre acessíveis.
b. Logo que mostrar as figuras no flanelógrafo em ordem, fique ao lado do mesmo olhando para as crianças. Evite ficar muito tempo de costas para a classe.
c. Pegue a figura somente na hora de coloca-la no flanelógrafo. Aprenda a colocar a figura do modo certo desde a primeira vez; repor figuras desvia a atenção da história.
d. Pegue a figura pelo ombro e não pela cabeça.
e. Considere a perspectiva; coloque as figuras menores mais no alto no flanelógrafo para dar impressão de distância. Os personagens que estiverem conversando entre si devem ter contato visual.

Prepare cada lição como se fosse a sua última oportunidade de ensinar. Entregue a sua lição a Deus. confiando a Ele os resultados. "Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o SENHOR..." 
 (Colossenses 3.23)


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