sábado, 6 de dezembro de 2014

Ficar ou Namorar

O que é "ficar"?

"Ficar" tem várias definições. Para alguns, é aquela amizade que esquentou de vez e já está quase virando um namoro. Ocorre quan­do duas pessoas começam a fazer certas coisas
que amigos não fazem, como trocar pequenos "selinhos" beijos leves na boca.

Embora todos, na adolescência, estejam ansiosos por viverem grandes aventuras, há jovens um pouco mais cuidadosos. Preferem adotar um quase namoro aquele "ficar" mais duradouro para fazer experiências visando um compromisso sério. "Fica-se" primei­ro, para depois assumir um namoro, caso haja afinidade mútua.
Para outros, o "ficar" é um tipo de relacionamento moderninho chamado "namoro de férias" ou "amor de verão". Vivem momentos de procuras e descobertas e, provavelmente, viajam com o desejo de viver uma aventura amorosa algo diferente do convencional ou simplesmente de encontrar um companheiro.
"Não há razão para preocupações. Para que esquentar a cabeça? O que vale, nesse momento, é o prazer pelo prazer", dizem os psicólogos que não conhecem a Palavra de Deus. E talvez você pergunte: "Por que ter responsabilidade, se, para mim, o que vale é o prazer sem medo e sem amor, como diz uma canção de um grupo conhecido?"

Os serial kissers estão à solta

O "ficar" é focado exclusivamente no prazer sem responsabilida­de aquele em que o rapaz "pega" várias meninas na mesma noite. Criou-se uma cultura em que a maioria dos adolescentes vê os relacionamentos como pura diversão.
Nos Estados Unidos há muitos serial killers, famosos assassinos em série psicopatas que matam por matar, e o máximo «de pessoas possível. Mas entre os jovens existem os serial kissers, cuja diversão é beijar em série e "ficar" com o maior número de pessoas numa mes­ma noite. O que você acha disso?
Para os jovens que não temem a Deus, ser um serial kisser é motivo de orgulho. Mas esteja certo de uma coisa: o hábito de "fi­car" é pecaminoso e surgiu entre as pessoas mundanas. Lembra-se do quea Bíblia diz em 1 João 2.15? "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há..."
Se você já se perguntou se "ficar" é certo ou errado. anas conti­nua "ficando", infelizmente está pecando duas vezes: primeiro porque o "ficar", em si, já é pecaminoso, por ser um relacionamento íntimo e sem compromisso. Ademais, fazer algo sem convicção da aprovação de Deus é outro pecado (Rm 14.23).
Você "fica" com uma pessoa após a outra? Chegou a trocar beijos com várias em uma mesma festa? Vive correndo de compromissos.'' Está na hora de repensar essas atitudes. Quem só pensa em "ficar" está com medo de amadurecer. E isso é muito necessário para que você vença na vida.
Há psicólogos dizendo que "ficar" não tem nada demais, desde que não haja exageros. Dizem que é "ficando" que o adolescente desenvolve a afetividade, conhece melhor seu corpo e suas reações. E mais: com a experiência adquirida, pode estar preparado para um relacionamento duradouro.
Não acredite nisso! Relacionar-se com alguém quando se está em fase de amadurecimento, principalmente na condição de "ficante", nunca é um bom negócio.

Ah, você quer namorar?

Você está vivendo um momento muito especial e, ao mesmo tempo, perigoso, em que a vontade de estar ao lado de alguém do sexo oposto é quase insuportável, não é mesmo? O perigo é o se­guinte: na adolescência, tudo passa pela cabeça, menos os compro­missos sérios. Sei o quanto é divertido viver apenas para o prazer, mas o que adianta ter alguns momentos de prazer e, depois, uma vida inteira de problemas?
É preciso levar a sério o relacionamento com alguém. Estar ao lado de uma pessoa apenas para preencher um vazio não é nada bom. Por outro lado, querer namorar sério quando ainda não se está preparado para isso é fazer a coisa errada na hora errada.
Não quero deixá-lo confuso. Por isso, vamos avançar em nossa conversa, pouco a pouco. O namoro namoro de verdade só faz sentido quando se tem em mente um compromisso bem mais sério: o casamento. E entendo como é difícil para um adolescente pensar em namoro sério.
Sem dúvidas, nessa idade, o "ficar" é muito mais interessante. E os sexólogos de plantão estão por aí dizendo que "ficar" é a melhor coisa. Dizem: "Desde que haja prevenção contra doenças sexual­mente transmissíveis, você pode fazer tudo o que seu coração man­dar". Mas tenha cuidado com o seu coração!

                                                 Fonte: Livro - Adolescentes S/A, Coisas que rapazes e moças precisam saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário