Introdução: Tiatira era o nome
antigo da moderna cidade turca de Akhisar ("Castelo Branco"). Estava no caminho entre Pérgamo e
Sardes (também cidades que receberam cartas do Senhor Jesus). Era um importante
centro comercial na Ásia Menor e foi fundada para ser
um posto militar. Foi destruída por um grande terremoto durante o reino de Otávio Augusto (27 a.C.-14 d.C.), mas foi
reconstruída com a ajuda
do Império Romano.
Era
famosa pelo seu comércio e por sua produção de têxteis, incluindo o índigo.
Segundo o livro de Atos dos Apóstolos, uma das comerciantes
de roupas da cidade era uma mulher chamada Lídia, que conduzia negócios em lugares distantes como Filipos (Atos
16:14).
Na
Antiguidade, a cidade era conhecida pelas suas muitas guildas comerciais. E, para poder trabalhar no
comércio era necessário que o cidadão pertencesse a alguma guilda, sendo muito
comum que os membros dessas associações participassem de festas dedicadas às
divindades pagãs que terminavam geralmente em orgias sexuais.
Estava
situada entre a Lídia e a Mísia, ambos territórios incluídos na província da
Ásia. Lídia, a vendedora de artigos de púrpura em Filipos, tinha relação com
essa cidade (At 16.14), e havia muitas associações comerciais ali. Entende-se
que “púrpura” era a cor de uma tinta, proveniente da garança, que ainda hoje
nasce nas vizinhanças. Além de roupas, artigos de cerâmica, bronze, etc. Havia em Tiatira
grupos organizados de artesãos e profissionais, semelhantes às associações
profissionais de hoje, mas com elementos religiosos de influência pagã. Como as
outras cidades da época, Tiatira teve seus templos e santuários religiosos,
incluíndo templos aos falsos deuses Apolo, Tirimânios e Artemis (uma deusa
chamada Diana pelos romanos – veja Atos 19:34) e um santuário a sibila
(orácula) Sambate. A importância de figuras femininas na cultura religiosa de
Tiatira pode ter facilitado o trabalho de Jezabel, a mulher que seduzia os
discípulos e incentivava a idolatria e a prostituição.
I – Características de Cristo (v.18):
1.
O Filho de Deus: expressão empregada para designar a
pessoa de Jesus Cristo, o Filho eterno em relação ao Pai eterno (Mt 3.17; Jo
5.18-40). Esta expressão aparece somente aqui no Apocalipse. É
comum no Novo Testamento, especial-mente nos livros de João, como descrição de
Jesus Cristo. Os servos fiéis são descritos, também, como filhos de Deus (veja
21:7; 1João 3:1,2,10; 5:2; João 1:12; etc.) Aqui, a expressão obviamente se
refere a Cristo.
2.
O que tem os olhos como chama de
fogo: significando o seu
conhecimento agudo, penetrante e perfeito, a percepção profundidade todas as
pessoas e coisas, “...aquele que sonda as mentes e os corações”(v2), pronto a
queimar qualquer coisa que, talvez, a igreja esteja fazendo de errado, ou quem
sabe algum pecado que esteja tentando esconder. (veja 1:14; Daniel 10:6).
3.
Os seus pés são como o latão
reluzente: o mais fino dos
bronzes, não tendo mistura ou contaminação. Assim como Ele julga com sabedoria
perfeita, assim Ele age com força e firmeza perfeitas.
II – O Elogio à Igreja de Tiatira (v.19)
1.
Obras/serviço/últimas obras mais numerosas do que as primeiras:
a igreja em Tiatira era uma
congregação ativa. Ao invés de esfriar, ela se tornou cada vez mais ativa no
serviço a Deus. A fé que agrada a Deus é a fé ativa que se mostra pelas suas
obras (Tiago 2:14-17). Os servos de Deus devem ser “sempre abundantes na obra
do Senhor” (1 Coríntios 15:58), pois Deus nos criou para boas obras (Efésios
2:10).
2.
Amor: o princípio
fundamental na vida do cristão (Mateus 22:37-40). Faltava amor em Éfeso (2:4),
mas Jesus viu esta qualidade boa em Tiatira.
3.
Fé: junto com as suas
obras, os discípulos em Tiatira mostraram a sua fé. As pessoas podem ser
identificadas conforme a sua fé. Há crentes e há incrédulos, e não pode existir
comunhão entre os dois (2 Coríntios 6:14-15).
4.
Paciência: o bom solo produz fruto com perseverança (Lucas 8:15), uma qualidade
freqüentemente incluída nas características que definem os servos de Deus
(Colossenses 1:11; 2 Timóteo 3:10; 2 Pedro 1:6). A tribulação produz
perseverança (Romanos 5:3-4; Tiago 1:3-4,12).
5.
Últimas obras são mais do que as
primeiras: eles estavam se
tronando mais sábios e melhores.
III - Tenho, porém, contra ti... (20): O problema principal da igreja em Tiatira foi uma atitude tolerante em
relação a uma falsa profetisa. É possível que a mulher realmente chamava-se Jezabel,
mas é mais provável que Jesus tenha escolhido este nome por representar toda a
maldade da mulher do rei Acabe no 9º século a.C. Ela teve uma influência
terrível em Israel, conduzindo o povo à idolatria. A Jezabel de Tiatira agiu de
maneira semelhante, seduzindo os cristãos às práticas de idolatria e
prostituição (ou imoralidade sexual literal, ou impureza espiritual). Ela
incentivou os servos de Deus a comerem coisas sacrificadas a ídolos, uma
prática condenada que representa comunhão com os demônios (veja Atos 15:20,29;
1 Coríntios 10:20-22).
O problema da igreja foi a sua tolerância dessa
falsa profetisa. O povo de Deus deve repreender e rejeitar falsos mestres
(Efésios 5:11; Romanos 16:17-18; Gálatas 1:6-9; Tito 3:10-11). A igreja em
Tiatira, possivelmente enfatizando o amor ao ponto de esquecer da pureza de
doutrina, tolerava esta falsa mestra. Devemos sempre lembrar que a sabedoria de
Deus é mais importante do que a paz com homens (Tiago 3:17; Mateus 10:34-38).
IV - Dei-lhe tempo para que se arrependesse... (21): Jesus é longânimo e
paciente (Romanos 2:4). Ele deu tempo suficiente para Jezabel se arrepender,
mas ela não quis.
V - Eis que a prostro de cama...(22): Esta não é a cama da prostituição (ela já se
deitava naquela cama de livre vontade), mas a cama de doença e sofrimento.
Jesus forçaria esta mulher e seus cúmplices a se deitarem na cama de tribulação
(veja Mateus 8:14; 9:2).
VI - Matarei os seus filhos (23): Pode ser que ele se refere literalmente aos filhos da
profetisa, mas a palavra “filho”, freqüentemente, se refere às pessoas que
seguem o ensinamento ou o exemplo de alguém. Assim, os descendentes de Abraão
são aqueles que praticam as mesmas obras (João 8:39) e os filhos do diabo são
aqueles que imitam as obras dele (João 8:44). Da mesma maneira, é provável que
os filhos de Jezabel sejam aqueles que seguem os ensinamentos e praticam as
obras dela. Se não se arrependerem, Jesus mataria os malfeitores.
VII - Todas as igrejas conhecerão... (23): O castigo divino tem vários propósitos. Um destes,
obviamente, é o castigo dos culpados. Neste caso, Jesus prometeu matar as
pessoas que praticaram a idolatria e a prostituição, caso não se arrependessem.
Mas há um segundo motivo atrás deste castigo. A morte de alguns serviria de
alerta para outros. As igrejas entenderiam que Jesus realmente sabe de tudo que
acontece, e que ele julga retamente segundo as obras de cada um. Observamos a
importância da disciplina divina para deter o pecado dos outros. Veja alguns
exemplos: Acã (Josué 7; 22:20); Ananias e Safira (Atos 5:11); A correção
pública de pecadores (1 Timóteo 5:20). Nós devemos aprender as lições dos
pecados do passado, e considerar as conseqüências da desobediência.
Na última parte desta carta, Jesus oferece
encorajamento aos cristãos em Tiatira.
VIII - O Encorajamento aos demais de Tiatira (24): Ele
já falou sobre os filhos de Jezabel. Agora ele encoraja os outros, os
discípulos fiéis que não aceitam a doutrina dela e não participam do
conhecimento das “coisas profundas de Satanás”. Algumas pessoas não buscavam as
“profundezas de Deus” (1 Coríntios 2:10) pois queriam conhecer as profundezas
do diabo. Pode ser uma referência à busca de conhecimento profundo (mas não da
revelação da palavra de Deus) típica dos gnósticos.
IX - Outra carga não jogarei... (24-25): Manter a pureza no meio da influência negativa em Tiatira
e sob pressão de falsos ensinamentos como o de Jezabel já seria difícil. Jesus
não exigiria mais do que isso. Ele não permite que seus servos sejam tentados
além de suas forças (1 Coríntios 10:13).
X - Ao vencedor (26): O vencedor é aquele que guarda as obras de Cristo até ao
fim. Novamente, ele destaca a necessidade da perseverança, mesmo quando enfrentamos
tribulações.
XI - Autoridade sobre as nações (26-27): Os cristãos perseguidos foram vítimas da maldade dos
homens poderosos deste mundo, até do poder do governo. Mas os vencedores
dominariam sobre as nações com o poder do Ungido de Deus (compare a linguagem
deste texto com Salmo 2:8-9). Jesus daria aos fiéis o privilégio de
participarem deste vitorioso reino messiânico (veja 5:9-10; Romanos 5:17;
Efésios 2:6).
XII - A estrela da manhã (28): Jesus é a estrela da manhã (22:16; veja 2 Pedro 1:19). Qual
maior recompensa para o vencedor do que chegar ao eterno dia iluminado para
sempre pela luz de Jesus?
XIII - Quem tem ouvidos, ouça (29): Como nas outras cartas, Jesus encerra esta com um apelo aos
ouvintes. Prestem atenção!
Conclusão
Jesus vê tudo e faz uma distinção absoluta entre os servos de Satanás e
os servos fiéis do Senhor. Para os que insistem em servir ao diabo, ele promete
tribulação e morte. Para os discípulos dele, ele promete o dia de sua presença
e o privilégio de reinar com ele sobre os inimigos.
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